Questões de Concursos: Educação especial

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61 Q904982 | Pedagogia, Educação Especial, Psicólogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Ao considerar as necessidades especiais na aprendizagem, é imperativo que o corpo docente revise suas concepções e redefina seus objetivos para incluir a aceitação das diferenças. Dessa forma, será possível destacar, em cada aluno, suas qualidades desejáveis, ao invés de acentuar suas inadequações em determinadas tarefas. A partir da afirmação, assinale a alternativa que reflete mais precisamente a abordagem recomendada para o corpo docente em relação aos alunos com necessidades especiais.

62 Q905496 | Pedagogia, Educação Especial, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O atendimento educacional especializado – AEE – deve ser ofertado sem fins lucrativos e precisa constar no projeto políticopedagógico da escola de ensino regular. Bem como necessita contemplar em sua organização:


I- Sala de recurso multifuncional e matrícula do aluno AEE.


II- Plano do AEE e professor para exercício da docência.


III- Profissionais da educação, como: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais.


IV- Redes de apoio: no âmbito da atuação intersetorial, da formação docente, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que contribuam para a realização do AEE.


É CORRETO o que se afirma em:

63 Q890915 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a única assertiva que não representa um dos objetivos do atendimento educacional especializado.

64 Q902708 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistiva ACLTA, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

A utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos serviços, que são considerados recursos de acessibilidade na educação, assegura condições de:

65 Q900412 | Pedagogia, Educação Especial, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), é demandada do professor a seguinte formação:

66 Q909388 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência compreende a deficiência como:

67 Q883302 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Política Nacional de Educação Especial foi publicada em 1994. Esse documento afirma que os alunos com deficiência poderiam frequentar as classes comuns desde que possuíssem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais.

Da perspectiva de educação inclusiva, o documento é considerado

68 Q891239 | Pedagogia, Educação Especial, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

O transtorno do espectro autista (TEA) é

69 Q883304 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação às Necessidades Educacionais Especiais (NEE), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Incluem tanto alunos com dificuldades de aprendizagem quanto alunos que demonstram alta performance.
( ) Podem ser categorizadas em dois tipos: as necessidades intelectuais e as físicas.
( ) Determinam as condições a serem levadas em conta na adaptação dos alunos ao currículo estabelecido.

As afirmativas são, respectivamente,

70 Q883305 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Política Nacional de Educação Especial (PNEE-2020), aprovada pelo Decreto nº 10.502/2020, foi posteriormente julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O motivo apresentado seria seu conflito em relação aos princípios constitucionais e às demais políticas públicas relativas à Educação Especial já em vigor no país.

Assinale a opção que indica o conflito presente na PNEE-2020.
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