Questões de Concursos: Elétrica Eletrônica

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11 Q727409 | Conhecimentos Técnicos, Elétrica Eletrônica

Um circuito em série de corrente contínua é constituído de uma associação de 12 pilhas em série de 1,5 V cada (resistência interna de 0,5 ?) e um elemento resistivo externo cuja resistência é de 18 ?. Nessas condições, o valor da corrente elétrica que passa pelo resistor externo deverá ser, em A, de:

12 Q727421 | Conhecimentos Técnicos, Elétrica Eletrônica

Um aquecedor elétrico cuja resistência é 30 ohm faz elevar a temperatura de 2000 g de água em 80 °C. Uma corrente de 2 A flui pelo resistor do aquecedor. Nesses termos, o tempo necessário para o aquecimento da água será, em segundos, de:

13 Q726937 | Conhecimentos Técnicos, Elétrica Eletrônica

Dois condutores elétricos paralelos conduzem correntes de 2 A em um sentido e 10 A no outro. Os condutores estão distanciados de 10 cm. Nessas condições, o módulo da força de repulsão por unidade de comprimento, em N/m, será de:

14 Q727466 | Conhecimentos Técnicos, Elétrica Eletrônica

Para um funcionamento suave, baixo nível de ruídos, sem transmissão de choques e sobrecargas, com baixo custo e também facilidade de manutenção, o sistema preferencialmente a ser adotado deve ser transmissão por:

15 Q726866 | Conhecimentos Técnicos, Elétrica Eletrônica

Analise as assertivas abaixo acerca dos motores de passo.

I As razões pelas quais o motor de passo aquece podem ser expressas da seguinte forma: i) A corrente flui através do motor de passo mesmo ele estando parado. ii) Os projetos de drives com onda de pulso (PWM) tendem a fazer o motor esquentar mais. iii) A construção do motor com material de laminação e rotores com calhas também afetam o seu aquecimento.

II A razão pela qual o motor às vezes dá saltos ao ser ligado é a seguinte: o motor possui 200 posições detentoras naturais, porém o drive é ligado em um estado definido, correspondente a uma, dentre apenas 50 posições. Portanto, a movimentação pode ser de até 3,6° em qualquer direção.

III A razão pela qual um motor pode perder o passo durante um teste sem carga se deve ao fato de ele desenvolver um torque elevado em relação à sua própria inércia.

IV A diferença entre a conexão em série e a em paralelo de um motor de passo é a seguinte: com as espiras em série, o torque a baixas velocidades é maximizado. Porém, isto também provoca maior indutância. Portanto, o desempenho a altas velocidades é menor do que no caso das espiras serem conectadas em paralelo.

V Um motor pequeno pode ser utilizado em uma carga grande se o requisito de torque for baixo, porém se a inércia da carga for superior a dez vezes à inércia do rotor, pode ocorrer um amplo efeito de oscilação (?ringing?) ao final do movimento.

Das assertivas acima:

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