Questões de Concursos: Elaboração do Planejamento de Ensino

Prepare-se para a prova com questões de Elaboração do Planejamento de Ensino de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q895757 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

No contexto da elaboração de planos educativos, a abordagem que enfatiza objetivos específicos e a mensuração de resultados é típica de:

22 Q901922 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao planejamento no contexto escolar, assinale a alternativa INCORRETA.

23 Q898304 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A elaboração de planos de aula é uma prática essencial para a organização docente, promovendo o bom andamento das atividades e auxiliando no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Esses planos permitem variar estratégias de ensino, adaptando-se às necessidades de aprendizado e ao tempo disponível. Contudo, é importante reconhecer que a execução do planejamento dificilmente ocorrerá exatamente como previsto, considerando o fator humano e as condições do ambiente escolar.
A sequência do que foi pensado geralmente é executada a depender de vários fatores, tais como:

24 Q882253 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual é a principal função do planejamento participativo na educação?

26 Q904280 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A elaboração dos projetos da escola, de acordo com o método de planejamento participativo, deve:

27 Q897659 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

O planejamento escolar, segundo Libâneo (2013), é um processo dinâmico e reflexivo que deve ser realizado de forma colaborativa e participativa, visando à construção de uma escola mais justa e democrática. Considerando as diferentes concepções de planejamento, assinale a alternativa correta:

28 Q902422 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

Haydt (1997, p. 94) define planejamento como “um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão”. Na mesma direção podemos afirmar que o planejamento irá nortear tanto a ação didática quanto a proposta pedagógica, uma vez que irá articular as dimensões técnica, humana e político-social da educação. O planejamento pode envolver diferentes abrangências e complexidades, pois ocorre em diversificadas esferas do contexto educacional. Considere que a equipe docente de uma determinada escola, em consonância com a equipe gestora e pedagógica, está reunida para elaborar um planejamento cuja principal característica é definir os objetivos a serem alcançados com o processo de ensino-aprendizagem. É fundamental determinar conteúdos, objetivos, estratégias e formas de avaliação da construção do conhecimento. De acordo com a situação hipotética apresentada, infere-se que a equipe de docentes está construindo o planejamento

29 Q901186 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um workshop sobre planejamento escolar em Queimadas, PB, os professores foram convidados a refletir sobre a importância dos diferentes tipos de planos de ensino na organização do trabalho pedagógico. Sobre os planos de ensino, avalie as assertivas a seguir:

1. O plano de curso deve ser flexível o suficiente para permitir adaptações conforme as necessidades dos alunos e as circunstâncias imprevistas que possam surgir ao longo do período letivo.

2. O plano de aula é essencial para que o professor organize de forma detalhada cada sessão de ensino, prevendo as atividades a serem realizadas, os recursos necessários e os métodos de avaliação a serem aplicados.

3. O plano de desenvolvimento escolar (PDE) tem como foco principal a definição de estratégias para a melhoria contínua do desempenho acadêmico dos alunos, englobando aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários.

4. A elaboração de planos de ensino é obrigatória segundo a LDBEN (Lei nº 9.394/1996), que estabelece diretrizes para a organização do trabalho docente em todos os níveis da educação básica.

5. O plano de ensino deve ser elaborado apenas no início do ano letivo, sendo necessárias revisões ou ajustes a cada semestre, a menos que ocorram mudanças significativas na legislação educacional.

Alternativas:

30 Q897363 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
Se para nós o planejamento na escola é um processo voltado para a organização de ações que permitam a consecução de objetivos educacionais, o plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. É a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões. Um plano, para que se constitua em instrumento eficiente de ação, precisa ser muito bem pensado e, melhor ainda, muito bem redigido. Isso significa a apresentação de diretrizes claras, práticas e objetivas. Com um documento escrito, o plano compõe-se das seguintes partes: identificação, objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, o cronograma e bibliografia.
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1986.


Tendo em vista os componentes fundamentais do plano de ensino, os objetivos
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.