Questões de Concursos: Elaboração do Planejamento de Ensino

Prepare-se para a prova com questões de Elaboração do Planejamento de Ensino de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

32 Q898924 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Associe a Primeira Coluna, elementos do planejamento de aula, com a Segunda Coluna, descrição de cada elemento, relacionando corretamente as etapas de um planejamento eficaz:

Primeira Coluna

1.Estruturação de Objetivos Educacionais.

2.Avaliação.

3.Habilidades dos Alunos.

4.Planejamento Didático.


Segunda Coluna

A) Observação das capacidades e limitações dos alunos para orientar os objetivos.

B) Criação de metas que os alunos devem alcançar ao final das atividades propostas.

C) Processo contínuo de verificação e análise dos resultados do ensino.

D) Organização das atividades e métodos que compõem o ensino.


Marque a alternativa correta:

33 Q897781 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Em relação ao planejamento de ensino, é importante considerar CORRETAMENTE:

35 Q911118 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Planejamento é uma atividade fundamental em qualquer tipo de organização, incluindo escolas e demais instituições. Na gestão escolar, os planejamentos “estratégico”, “tático”, e “operacional” são três pilares de planejamento distintos e igualmente importantes, utilizados nos diferentes níveis da organização. Relacione adequadamente o planejamento às suas respectivas características.

1. Tático.
2. Estratégico.
3. Operacional.

( ) É de longo prazo, responsável por analisar o ambiente interno e externo da escola, incluindo fatores como a legislação vigente, a comunidade escolar, as expectativas dos alunos, a qualidade do ensino e da aprendizagem, os recursos disponíveis e as tendências educacionais.
( ) É de médio prazo e tem como objetivo principal desenvolver um plano de ação detalhado, com as etapas necessárias, definindo recursos determinados, como, por exemplo, orçamento e equipe (incluindo as responsabilidades dos membros, materiais e tecnologia buscando atingir as metas e objetivos definidos).
( ) É de curto prazo e se concentra em implementar o plano, isto é, colocá-lo em ação, acompanhando regularmente o seu progresso. Esta etapa inclui as atividades diárias da escola e deve garantir que as responsabilidades dos membros da instituição escolar estejam sendo realizadas da melhor forma. É responsável por avaliar regularmente o progresso e sinalizar se há necessidade de realizar ajustes no plano para garantir que as metas sejam alcançadas.

A sequência está correta em

36 Q895842 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O Plano de Ensino, documento norteador do trabalho docente, deve conter elementos como:

37 Q898944 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O planejamento de aula exige que o professor defina objetivos educacionais que estejam alinhados com as habilidades e necessidades dos alunos, para promover um aprendizado significativo. Leia as afirmações a seguir e selecione a alternativa que indica a classificação correta (V = Verdadeiro; F = Falso):

( )Ao definir os objetivos educacionais, o professor deve focar exclusivamente no conteúdo, pois o desenvolvimento de habilidades é uma responsabilidade que se limita ao contexto familiar.

( )Objetivos educacionais bem definidos devem ser claros, mensuráveis e adaptáveis, para que o professor possa ajustar as atividades de acordo com o nível e o progresso dos alunos.

( )A definição de objetivos que integram habilidades cognitivas e socioemocionais contribui para um desenvolvimento mais completo dos alunos, considerando aspectos além do desempenho acadêmico.

( )Os objetivos educacionais devem ser universais, sem adaptações para diferentes turmas, pois isso garante a padronização do ensino e a equidade de aprendizagem para todos os alunos.

38 Q897921 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Ao elaborar seu planejamento, compete ao professor:



I- Analisar as características dos alunos;


II- Refletir sobre quais recursos são disponíveis;


III- Selecionar e estruturar conteúdos.



Dos itens acima:

39 Q898180 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A maioria das crianças tem acesso à educação básica , mas ainda há muitas dificuldades quanto ao avanço do ensino. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família. Abaixo relacionamos objetivos do Ensino Fundamental com seus respectivos propósitos. Relacione a coluna 1, objetivos, com a coluna 2 descrições:

Objetivo
1.Domínio da leitura e da escrita.
2.Compreensão do ambiente social.
3.Desenvolvimento do projeto.
4.Compreensão dos valores da sociedade.

Descrição
A)Envolver o desenvolvimento de habilidades sociais, culturais e políticas.
B) Ensina princípios éticos e culturais importantes para a convivência em sociedade.
C)Auxilia na resolução de problemas e na organização de números e quantitativos.
D)Permite a interpretação e a produção de textos, essenciais para a comunicação e aprendizagem.

Marque a alternativa correta:

40 Q898274 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Licenciatura Pedagogia Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

O plano de aula é um instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois organiza edireciona a prática pedagógica do professor. Para elaborar um plano de aula efetivo, é necessário compreender seus componentes essenciais. Com base nessa estrutura, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos indispensáveis para a elaboração de um plano de aula:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.