Questões de Concursos: Enfermagem Cirúrgica

Prepare-se para a prova com questões de Enfermagem Cirúrgica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q361329 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. No pré-operatório imediato, mostrava-se ansiosa e agressiva, chamando a equipe a toda hora, querendo esclarecimentos quanto à cirurgia. Durante a cirurgia, na fase de aproximação das bordas da ferida para a realização da sutura, houve perda de muito sangue, sendo feitas reposições com soluções intravenosas. No pós-operatório, apresentou náuseas e dificuldades respiratórias.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

No período pré-operatório do caso descrito, é melhor dar poucas orientações quanto à cirurgia, pois trata-se de uma mulher jovem, que terá uma alteração no seu corpo, e, assim, quanto mais souber acerca da cirurgia, mais ansiosa poderá ficar.

12 Q366926 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Quando a equipe cirúrgica se prepara para entrar em campo cirúrgico utiliza uma técnica de lavagem e escovação de mãos até a altura do cotovelo chamada de DEGERMAÇÃO. Sobre essa técnica é INCORRETO afirmar que:

13 Q367818 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Analista, MPE RO, FUNCAB

Em uma situação dentro do ambiente cirúrgico, a equipe de cirurgia fez a degermação e permaneceu na área de procedimento cirúrgico, sendo que um dos integrantes da equipe deixou a sala. Para retornar à cirurgia essa pessoa deve:

14 Q364178 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Analista Legislativo, CD, FCC

Ao supervisionar o auxiliar de enfermagem escalado na função de circulante, o enfermeiro deve saber que um dos procedimentos desse profissional na sala de cirurgia é

16 Q367116 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, Funasa, Dom Cintra Fundação

O risco inerente à cirurgia envolve não somente o procedimento como também as complicações pós-operatórias. Uma das complicações pós-cirúrgicas mais sérias chama-se:

17 Q365436 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Auxiliar de Enfermagem, FUSAR RJ, FEC UFF

Os instrumentos cirúrgicos são classificados de 31 acordo com sua função. Assim, a pinça Kocher, o afastador Farabeuf, o trépano e a agulha de sutura são chamados respectivamente de instrumentais:

18 Q359133 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das recomendações para adequada limpeza e desinfecção em centro cirúrgico, julgue os próximos itens.

A sala de recuperação pós-anestésica é considerada área interna restrita, em que é obrigatório o uso de roupa privativa, mas não o de máscara.

19 Q368361 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação à limpeza e esterilização de material para uso em procedimentos de enfermagem, considere as seguintes afirmativas: 1. Ao proceder à esterilização por autoclave, devemos preencher as gavetas na sua capacidade máxima de material, para obter um maior aproveitamento dos ciclos, possibilitando economia e preservação do meio ambiente. 2. Ao utilizarmos produtos químicos para esterilizar o material, devemos lavar o material com solução desinfetante e colocá-lo em solução esterilizante por 24 horas, pois esse é o período definido para o processo de esterilização ser concluído. 3. Define-se como antissepsia o processo utilizado no preparo de pele, a fim de destruir micro-organismos patogênicos, para prevenir a infecção em procedimentos invasivos. Assinale a alternativa correta.

20 Q365510 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A unidade de centro cirúrgico é um ambiente completo, com muitas substâncias, equipamentos perigosos e ambientes com agentes e fatores psicológicos que interferem direta ou indiretamente na vida profissional e/ou do paciente. O enfermeiro perioperatório desempenha um papel importante ao ajudar a manter um ambiente seguro para o paciente em cirurgia e para os outros membros da equipe cirúrgica. A respeito das recomendações para um plano de segurança, afirma-se:

 I. Em relação à ergonomia, toda a equipe deve ser educada no uso de mecânica corporal, a fim de evitar quedas e distensões comuns quando permanece em uma mesma posição por longos períodos.

II. Equipamentos de proteção individual devem ser utilizados apenas quando houver a confirmação de doenças infectocontagiosas e exposição à radiação.

III. Os resíduos do centro cirúrgico, como os materiais cortantes descartáveis, devem ser colocados em recipientes resistentes à perfuração com identificação do coletor de material perfurocortante com o símbolo de infectante.

IV. Deve-se constituir um plano de segurança elétrica estabelecendo controle de inventário, inspeção regular, manutenção preventiva e sistemas de aprovação de segurança juntamente com a engenharia clínica.

 Está(ão) CORRETA(S):

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.