Questões de Concursos: Engenharia de Software

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11 Q18494 | Informática, Engenharia de Software, Engenheiro da Computação, CIAAR, FAB

Relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. (Alguns números poderão não ser utilizados.)
(1) Projeto de arquitetura
(2) Especificação abstrata
(3) Projeto de componente
(4) Projeto de algoritmo
(5) Projeto de estrutura de dados
(6) Projeto de interface
( ) os serviços são alocados aos componentes e as interfaces desses componentes são projetadas.
( ) para cada subsistema, é projetada e documentada a interface com outros subsistemas.
( ) os subsistemas constituintes do sistema e os seus relacionamentos são identificados e documentados.
( ) os algoritmos usados para fornecer os serviços são projetados detalhadamente e especificados.
( ) os métodos de especificação formal podem ser usados neste estágio.
( ) os serviços são alocados aos componentes e as interfaces desses componentes são projetadas.

12 Q649472 | Informática, Engenharia de Software, Analista em Tecnologia da Informação, Banco do Espírito Santo ES, FGV

No contexto de teste de software, o termo “Beta teste” caracteriza testes que:

13 Q648245 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

A respeito dos Casos de Uso, é INCORRETO afirmar que

15 Q616921 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, UFABC, UFABC

A construção de sistemas é difícil devido à sua complexidade. Um fator crucial para gerenciar essa complexidade é o processo adotado para o desenvolvimento. O conjunto básico de atividades e a ordem em que são realizadas nesse processo definem o que é também denominado de ciclo de vida do software. Analise as seguintes informações sobre processos de software:

I- Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo; Exemplos de modelos de processo genéricos são o modelo cascata (seqüencial linear, wartefall); espiral e processo unificado (PU ou UP – Unified Process).

 II- O modelo de processo cascata ainda hoje é um dos mais difundidos e tem por característica principal a codificação de uma versão executável do sistema, desde as fases iniciais do desenvolvimento, de modo que o sistema final é incrementalmente construído; daí a alusão à idéia de "cascata".

III- Em um processo de software incremental, o desenvolvimento do sistema é iterativo e partes de sua funcionalidade (denominadas "incrementos") são entregues à medida em que são desenvolvidas; assim, essas entregas parciais tentam priorizar as necessidades mais urgentes do usuário e podem auxiliar a revisão e a melhor definição das partes ainda não entregues.

IV- XP – eXtreme Programming- possibilitou a revolução na forma de desenvolver sistemas em que somente a programação é considerada por pares de desenvolvedores, não sendo necessária documentação e planejamento do software.

Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:

16 Q611981 | Informática, Engenharia de Software

A usabilidade está associada a uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Na Engenharia de Usabilidade cada elemento de uma interface deve ser analisado segundo algumas heurísticas. Manuel é o analista de usabilidade responsável por elaborar as interfaces do sistema da financeira SemGrana. Para realizar seu trabalho, Manuel frequentou diariamente a financeira por um mês, de forma a conhecer o vocabulário padrão, bem como os conceitos usuais utilizados pelos funcionários da financeira. Dessa forma, Manuel pôde elaborar interfaces que contivessem o vocabulário e os conceitos da financeira.

A preocupação demonstrada por Manuel pode ser traduzida pela heurística:

17 Q23181 | Informática, Engenharia de Software, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Em Análise de Sistemas, a UML é uma

18 Q649368 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS

Considere as seguintes afirmações sobre prototipação.

I - A prototipação é comumente utilizada como uma técnica que auxilia os interessados, quando os requisitos estão obscuros, a compreender melhor o que está para ser construído, embora possa também ser utilizada como um modelo de processo isolado.

II - Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções.

III - Protótipos devem ser executáveis para serem úteis. Deve-se evitar o desenvolvimento de maquetes em papel de interface de usuário, embora sejam baratas e possam ser construídas em poucos dias.

Quais estão corretas?

20 Q641683 | Informática, Engenharia de Software, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Os requisitos não funcionais surgem por meio das necessidades dos usuários, como restrições de orçamento, políticas organizacionais ou mesmo por fatores externos, como regulamentos de segurança e legislações de privacidade. Dentre a classificação dos requisitos não funcionais estão os requisitos de produto, os quais

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