Questões de Concursos: Ensino em Ciências e Biologia

Prepare-se para a prova com questões de Ensino em Ciências e Biologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q385124 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que

I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza cientí?ca e tecnológica;

II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;

III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas cientí?cos e tecnológicos.

Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:

12 Q378765 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, julgue os itens a seguir.

O ensino de Biologia deve levar em conta as necessidades e conhecimentos prévios do aluno, além de seus interesses e curiosidades.

13 Q384961 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

A sequência está correta em

14 Q378906 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, entre os fatores determinantes da vida saudável, incluem-se condições ambientais, econômicas, políticas, psicológicas, sociais, culturais e comportamentais dos indivíduos e das comunidades, julgue os itens abaixo.

A saúde é uma condição que se expressa da mesma maneira em todos os indivíduos.

15 Q382764 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

No Caderno do Professor (Ciências, 8a série - 1o bimestre), uma das competências e habilidades propostas na Situação de Aprendizagem 1 é: Reconhecer que as características dos materiais são resultantes das interações e não “incorporadas” aos mesmos. Em outras palavras, essa SA pretende desenvolver:

16 Q387385 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Biólogo, UFMT MT, CEV UFMT

São atividades e requisitos inerentes ao curador de uma coleção de instituição pública:

17 Q383563 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o estudo das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental deve capacitar o educando, entre outros aspectos, a

I. utilizar diferentes linguagens: escrita, verbal, corporal, plástica etc., para expressar e comunicar suas ideias; interpretar e utilizar produções culturais, incluindo as científicas;

II. desenvolver a criatividade, a análise crítica, o pensamento lógico e os procedimentos adequados a situações de resolução de problemas reais;

III. agir com responsabilidade em relação à saúde individual e coletiva, visando a uma melhoria da qualidade de vida por meio da valorização e adoção de hábitos saudáveis, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano;

IV. construir a noção de identidade nacional e pessoal, conhecendo as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais.

Estão corretas as afirmativas

18 Q387267 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. A bioética divide-se em dois sub-ramos: macrobioética e microbioética, sendo nesta estudados os dilemas que envolvem a relação entre médico e paciente.

19 Q385790 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

Fósseis são ossos presos a pedras. Esse comentário de alunos, presente no Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 6ª série, vol. 2, pág. 19, São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2009, deixa claro que os alunos compreendem

20 Q379798 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, julgue os itens a seguir.

Na busca por soluções e alternativas para o ensino de Biologia, as atividades práticas podem constituir alternativas válidas entre os muitos modelos possíveis.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.