Questões de Concursos: Equações Exponenciais

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21 Q337378 | Matemática, Equações Exponenciais, Assistente Administrativo, BNB, ACEP

Em uma colméia, a população de abelhas cresce de acordo com a lei exponencial P(t) = Poekt, onde Po é o tamanho inicial da população, k é a constante de crescimento, e t representa o número de dias. Sabe-se que o tamanho da população de abelhas dobra a cada 9 dias. Lembrando que logaritmo neperiano de 2 é 0,6931 , a constante de crescimento k é:

23 Q331282 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Em informática, o bit foi criado como um padrão conveniente, para representar a diversidade presente em um conjunto que inclui apenas duas mensagens igualmente prováveis, que podem ser identificadas a partir de uma única pergunta do tipo “sim ou não”. Assim, em um grupo formado por duas mensagens, A e B, que têm as mesmas chances de ocorrência, para identificar qualquer uma delas, escolhida ao acaso, basta uma única pergunta do tipo “sim ou não”; em consequência, diz-se que cada uma delas tem uma quantidade de informação igual a 1 bit. Já em um conjunto mais variado, formado, por exemplo, por 4 mensagens equiprováveis A, B, C, D, é possível identificar uma mensagem escolhida ao acaso, com base em duas perguntas do tipo “sim ou não”. Basta separar o conjunto em duas metades e identificar, com uma pergunta, a parte em que se encontra a mensagem escolhida; recorrendo-se a outra pergunta do mesmo tipo, será possível descobrir exatamente a mensagem referida. Nesse caso, diz-se que cada uma das mensagens tem 2 bits de informação. Raciocinando-se de modo semelhante, conclui-se que, em um repertório de 8 mensagens, a quantidade de informação de cada uma delas é igual a 3 bits; se forem 16 as mensagens equiprováveis, cada uma terá 4 bits, e assim por diante.

Embora o número n de mensagens não seja, necessariamente, igual a uma potência inteira de 2, ainda assim é possível medir a quantidade k de informação, em bits, procurando-se o número k tal que

24 Q338036 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

A diferença entre o maior e o menor número do conjunto imagem da função exponencial g (x) = 4x ? 1, com x no intervalo real de ?1 a 2,5, inclusive os extremos, é igual a

25 Q338554 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME SP, FCC

Ao discutir a ampliação do estudo da potenciação envolvendo expoentes naturais para o estudo da potenciação com expoente inteiro negativo, os PCN ? Matemática sugerem um contexto que envolva

28 Q338798 | Matemática, Equações Exponenciais, Técnico Bancário, BANESE, CESPE CEBRASPE

Em Economia, a demanda por x unidades de um produto ao preço unitário de p unidades monetárias (u.m.) é dada por uma equação envolvendo essas variáveis, chamada equação de demanda. Também a oferta de x unidades de um produto ao preço unitário de p u.m. é dada por uma equação, chamada equação de oferta. Considerando que as equações de oferta e de demanda de um certo produto são dadas por p - 2x = 1 e 2p + x = 12, respectivamente, julgue os itens subseqüentes.

O preço do produto tende a subir, se a demanda aumentar de 6 para 10 unidades.

29 Q333241 | Matemática, Equações Exponenciais, Técnico Bancário, BANESE, CESPE CEBRASPE

Em Economia, a demanda por x unidades de um produto ao preço unitário de p unidades monetárias (u.m.) é dada por uma equação envolvendo essas variáveis, chamada equação de demanda. Também a oferta de x unidades de um produto ao preço unitário de p u.m. é dada por uma equação, chamada equação de oferta. Considerando que as equações de oferta e de demanda de um certo produto são dadas por p - 2x = 1 e 2p + x = 12, respectivamente, julgue os itens subseqüentes.

Se nenhuma quantidade do produto for oferecida, então o preço por unidade deverá ser maior que 2 u.m.

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