Questões de Concursos: Estrutura Educacional Brasileira

Prepare-se para a prova com questões de Estrutura Educacional Brasileira de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q320873 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC

Para superação dos problemas da educação brasileira é preciso algumas ações específicas, dentre elas,

22 Q326435 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista, MPE RO, FUNCAB

A LBDEN fixa seu efetivo de trabalho escolar em:

23 Q318984 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:

24 Q321562 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV

Observe a seguir a fala da diretora de uma escola pública.

“Na família que não tem uma estrutura, a criança não aprende, dá problema. Crianças de ‘famílias estruturadas’ não apresentam problemas na escola.”

Essa fala nos remete a um problema recorrente na relação entre escola e família, apontado por vários autores atualmente, qual seja:

25 Q319195 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Psicopedagogo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

Quanto à Educação Especial é correto afirmar:

I- É definida como a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, devendo existir, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

II- O atendimento educacional deve ser feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível sua integração nas classes comuns de ensino regular.

III- Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais a educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade.

IV-Deve ser assegurada terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar, para os superdotados.

O correto está em:

26 Q326324 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista Educacional, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A Lei 8069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Em seu artigo 2º, o ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, considera, sem as excepcionalidades, criança e adolescente para efeitos dela própria.

Marque a alternativa CORRETA:

27 Q320053 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Sociocultural, IAMSPE SP, VUNESP

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI – MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:

28 Q319492 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV

“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo:

29 Q328547 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV

O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então. Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.

I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.

Está correto o que se afirma em

30 Q324287 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC

São muitos os brasileiros que não conseguiram frequentar a escolarização básica em virtude de condições econômicas e sociais. Para corrigir essa desigualdade caberá ao governo estadual ou municipal, conforme a legislação de ensino especifica:

I. Garantir as condições necessárias de educação para que todas as crianças frequentem e tenham sucesso na educação escolar em idade adequada.

II. Oferecer novas oportunidades educacionais àqueles que quiserem participar de projetos ou atividades complementares.

III. Possibilitar as condições para que nenhuma criança, adolescente ou jovem deixe de completar a escolarização básica.

IV. Ofertar cursos de educação de jovens e adultos adequados às condições destes para que alcancem a escolarização básica.

Está correto o que se afirma em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.