Questões de Concursos: Estruturas de Mercado

Prepare-se para a prova com questões de Estruturas de Mercado de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q182825 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, UFPR, UFPR

Assinale a alternativa que apresenta as principais características de um mercado em competição monopolística.

12 Q748527 | Economia, Estruturas de Mercado, Profissional Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

O principal fator que distingue o monopólio natural do monopólio puro é que, no monopólio natural,

13 Q739063 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, BNDES, VUNESP

Um monopólio natural corresponde a uma situação em que a empresa monopolista

14 Q182371 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, UFAL, COPEVE UFAL

Qual das seguintes opções é uma característica distintiva de um oligopólio?

15 Q738222 | Economia, Estruturas de Mercado, Consultor Técnico, Câmara Legislativa do DF DF, FCC

No campo da Microeconomia, a chamada “teoria dos jogos”

16 Q742339 | Economia, Estruturas de Mercado, Agente de Profissional, Junta Comercial do Paraná PR, PUC PR

A teoria dos jogos representa um avanço na análise microeconômica de estruturas de mercado em concorrência imperfeita, tendo seu desenvolvimento aplicado em vários casos envolvendo situações em que o comportamento estratégico é chave para o sucesso de uma empresa.

Dentre as estratégias desenvolvidas na teoria dos jogos, é CORRETO afirmar que

17 Q747277 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista Financeiro Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em alguns serviços de utilidade pública, como transporte metroviário e eletricidade, as escalas mínimas eficientes de oferta dos serviços são tão elevadas, em relação ao tamanho da demanda potencial, que o setor só consegue minimizar os custos unitários se for operado por uma única empresa fornecedora. Esse caso ilustra uma situação típica de

18 Q745928 | Economia, Estruturas de Mercado, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC

O equilíbrio geral determina simultaneamente preços e quantidades em todos os mercados. Entre outros aspectos, essa condição de equilíbrio leva em conta que

19 Q745136 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, DPU, CESPE CEBRASPE

Diferentes estruturas de mercado são verificadas no dia a dia. Monopólios naturais ou mesmo legais, mercados concorrenciais, oligopólios, concorrência monopolística, são alguns exemplos. Acerca dessas diferentes estruturas de mercado, assinale a opção correta.

20 Q739328 | Economia, Estruturas de Mercado, Relações Públicas, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma das instituições financeiras mais importantes das Américas Latina e Central, o banco XPTO, possui no Brasil uma rede com 50 agências posicionadas estrategicamente nos principais pólos econômico-financeiros do país.

Na década passada, o banco XPTO elaborou uma estratégia para se firmar no mercado de bancos varejistas, e aumentou os investimentos nesse sentido, visando ampliar seus negócios. Adotou o posicionamento de niche player e focou como clientes pessoas com renda mensal superior a R$ 4.000,00. Esse tipo de cliente demandava administração financeira de seu patrimônio, crédito e atendimento personalizado e não se preocupava em pagar uma maior taxa por esse serviço.

Para aumentar seus resultados de forma contínua, o banco XPTO criou programas de adesão para pessoas especiais e, para isso, buscou soluções inovadoras de marketing. Uma das soluções propostas foi denominada XPTO Superior e foi definida e aplicada da seguinte forma:

a) os interessados: determinou-se, com base em pesquisas sobre o mercado de produtos bancários, que havia um grupo de potenciais clientes que fazia parte da elite brasileira: pessoas físicas com formação superior em áreas de status;

b) magnitude: o banco escolheu como público para o lançamento do novo produto profissionais da área médica residentes em cidades servidas pela rede do banco XPTO Brasil. A análise do mercado potencial apontou um total de 130.000 médicos, dos quais, 7.000 já eram clientes do banco;

c) propostas: soluções com diferenciais que convencessem os clientes a utilizar o serviço. Essas propostas foram: software adaptado com finalidade de facilitar a administração do fluxo de caixa com um link direto ao home banking do banco XPTO (esse software acessa o home banking e exibe todas as operações da conta); facilidade na abertura de contas e elevado limite de crédito, da ordem de R$ 7.000,00; atendimento personalizado, com um gerente de conta específico A fragmentação de mercado permite a criação de produtos genéricos voltados para públicos categorizados. É um instrumento desenhado a partir de pesquisas de mercado detalhadas, que evita a criação de produtos altamente personalizados para públicos-alvo com necessidades comuns.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.