Início

Questões de Concursos Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos

Resolva questões de Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q680268 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o seguinte texto a respeito das disputas fronteiriças entre as coroas ibéricas no sul do continente americano, ao longo do século XVIII, e o protagonismo indígena no contexto de tais disputas.
Durante um período de conflito agudo nas reduções, em meados do século XVIII, os Guarani escreveram intensamente, os documentos produzidos por eles permitem repensar as relações estabelecidas com o território missioneiro e, especialmente, suas formas de ação política. Esse conjunto de documentos indica uma discussão pouco referida pela historiografia dedicada ao tema, ou seja, a existência da defesa por escrito de um direito a resistir a uma ordem real injusta dos Guarani em redução [...]. A disputa pelas fronteiras na América do Sul, resultado da rivalidade entre as duas monarquias ibéricas, esteve caracterizada por uma ativa participação dos agentes locais. Diante das implicações dessa permuta, a elite indígena procurou estabelecer negociações que lhe garantissem o controle das terras orientais.
NEUMANN, Eduardo Santos; BOIDIN, Capucine. A escrita política e o pensamento dos Guarani em tempos de autogoverno {c.1753). Revista Brasileira de Hlstória, v. 37, n. 75, 2017, p. 98.
Em relação a essas disputas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q680883 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

O expansionismo europeu, iniciado no século XV, com a expansão marítima, levou inúmeras regiões à ocupação territorial, à exploração econômica e ao domínio político. Nessa região do globo, temos dois momentos importantes: a primeira fase colonialista teve a liderança dos países ibéricos – Portugal e Espanha – seguidos de Holanda, França e Inglaterra. No século XIX, buscando especialmente matérias-primas e mercados consumidores, houve um segundo grande impulso colonialista, tendo a liderança da Inglaterra, seguida de perto por França, Bélgica e, depois, por Alemanha e Itália.
(Marco A. de Moraes e Paulo S. S. Franco. Geopolítica, 2014. Adaptado.)
Com impactos sociais, políticos e econômicos que perduram até os dias atuais, o processo de colonização tratado no excerto ocorreu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q679607 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

A chegada de uma frota portuguesa liderada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral em 21 de abril de 1500 no litoral do atual estado da Bahia foi precedida por outro grande evento das navegações lusitanas que estimulou o rei D. Manuel I, o venturoso, a investir nesse importante empreendimento marítimo e comercial para o Estado português. Esse evento da expansão marítima portuguesa que precedeu a viagem cabralina foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q946600 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Os historiadores são unânimes em afirmar que Portugal foi o país pioneiro nas Grandes Navegações europeias entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Esse pioneirismo se deveu, principalmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q906858 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Professor de História, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A expansão marítima portuguesa foi um empreendimento que visava encontrar novas rotas comerciais para o Oriente. Neste processo, os portugueses gradualmente exploraram vastas áreas da costa africana, construindo feitorias. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q943867 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2018

A força das correntes oceânicas é resultado da fricção gerada a partir do arrasto dos ventos sobre a superfície do oceano. Além disso, a interação da força de coriólis, as diferenças de densidade causadas pela temperatura e salinidade, as marés astronômicas, a forma dos continentes e o relevo marinho também são importantes para controlar essas correntes, que são como vastos rios na superfície dos oceanos. Aproveitando esse contexto natural, as grandes navegações partiram da Europa e deram início à exploração de novos continentes ao longo dos séculos XV, XVI e XVII.

Adaptado de CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas, uma Introdução a geografia física. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 165.

Considerando o texto acima, a alternativa que melhor relaciona o contexto natural às grandes navegações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q943541 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Os séculos XIV, XV e XVI são conhecidos como a época das grandes navegações. Por trás desse movimento, encontravam-se as monarquias absolutas da Europa que orientavam essa expansão com uma política econômica conhecida como Mercantilismo, que considerava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q906463 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

[...] Na medida em que a ação da colonização se consubstanciava, novos discursos em prol do trabalho eram produzidos, separando cada vez mais os indígenas cristãos – os fiéis – daqueles que não aceitavam e resistiam às regras – os infiéis – cujos discursos eram atentados pelas concepções ocidentais de ócio e vício.
(SANTOS, 2012, p. 34.)
Os indígenas, em sua dinâmica cultural, em muito se diferenciavam dos colonizadores europeus, isso é público e notório, e no contexto da colonização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q938656 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, PPL, ENEM, INEP

Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: “Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas”, como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.
FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q679621 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Cristóvão Colombo inicia o diário de sua primeira viagem com uma introdução em que recorda as circunstâncias nas quais os soberanos da coroa de Castela e Aragão deram-lhe a tarefa de encontrar o caminho marítimo para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q936415 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

A Inglaterra não só os produzia em condições técnicas mais avançadas do que o resto dos países, como os transportava e distribuía. Tinha, pois, necessidades de mercados, e foi por isso que se esforçou, naquela etapa de sua história, para criá-los e desenvolvê-los. O Tratado de Methuen em 1703 estabelecia a compra dos tecidos ingleses por parte de Portugal, enquanto a Inglaterra se comprometia a adquirir a produção vinícola dos lusitanos.
SODRÉ, N. W. As razões da independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969 (adaptado).
No contexto político-econômico da época, esse tratado teve como consequência para os britânicos a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q895940 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Professor Ensino Fundamental II 6° ao 9° História, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

A expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI foi impulsionada por vários fatores, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias de navegação. Assinale corretamente a tecnologia que foi crucial para o sucesso dessas expedições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.