Questões de Concursos: Farmacologia Cardiovascular

Prepare-se para a prova com questões de Farmacologia Cardiovascular de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

3 Q887541 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Técnico de Farmácia, Prefeitura de Icatu MA, Instituto JK, 2024

No setor de cardiologia de um hospital renomado, o Dr. Luiz, o cardiologista, está revisando o tratamento de um paciente com insuficiência cardíaca. Ele considera a inclusão de um medicamento com ação inotrópica positiva, que visa aumentar a força de contração do coração. Durante uma discussão com a equipe de residentes, ele menciona vários medicamentos que possuem essa ação, mas também destaca a importância de conhecer aqueles que não se enquadram nesta categoria. Com base nesse contexto, considere a seguinte questão, entre as drogas com ação inotrópica positiva não se inclui:

4 Q896552 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Em Divinópolis, o cardiologista prescreveu isoproterenol para um paciente de 58 anos com arritmia cardíaca. Esse medicamento foi selecionado devido à sua capacidade de ativar diretamente os receptores β1 e β2-adrenérgicos, induzindo uma resposta cardíaca máxima similar à provocada pela epinefrina. Considerando os princípios gerais de farmacologia, um composto que se une a um receptor e desencadeia a máxima resposta biológica possível, replicando a ação de um ligante endógeno, trata-se de agonista:

5 Q905592 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Assinale a alternativa que apresenta um antihipertensivo da classe dos vasodilatadores direto, diuréticos poupadores de potássio e bloqueadores dos canais de cálcio di-idropiridinas, respectivamente:

6 Q897031 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Os fármacos anti-hipertensivos podem ser classificados de acordo com seus locais ou mecanismos de ação. Eles reduzem a pressão arterial ao agir na resistência periférica, débito cardíaco ou em ambos.

Fonte: HILAL-DANDAN, R, BRUNTON, L. L.Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman.2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015 (Adaptado).

A Losartana apresenta-se como um fármaco anti-hipertensivo por apresentar uma ação:

7 Q902684 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, UFG, IV UFG, 2024

Qual medicamento é um anticolinérgico utilizado no tratamento da DPOC para promover a broncodilatação?

9 Q911446 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A farmacologia do sistema cardiovascular envolve o estudo de medicamentos que visam tratar condições como hipertensão, insuficiência cardíaca e arritmias. O conhecimento dos mecanismos de ação e efeitos terapêuticos desses medicamentos é essencial para a prática farmacêutica. Com base no exposto, assinale a alternativa correta:

10 Q899704 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

INSTRUÇÃO: Leia os textos a seguir para responder a questão.

Texto 1
Os medicamentos diuréticos, especialmente os tiazídicos, têm sido utilizados há mais de quatro décadas no tratamento da hipertensão arterial e permanecem como uma das cinco classes de medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha. Eles continuam sendo utilizados em monoterapia, mas sobretudo em associações fixas ou não, com os demais agentes anti-hipertensivos devido à potencialização de seus efeitos redutores da pressão arterial. São fármacos de baixo custo e boa tolerabilidade. Suas principais reações adversas relacionam-se a distúrbios eletrolíticos e metabólicos.

Fonte: BATLOUNI, Michel. Diuréticos. Rev. bras. hipertens, p. 211-214, 2009. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-4/05- diureticos.pdf. Acesso em: 13 ago. 2024.

Texto 2
Três pacientes hipotéticos (X, Y e Z) foram submetidos à monoterapia com medicamentos diuréticos tiazídicos para controle da pressão arterial. Após três semanas de tratamentos, foi realizado controle laboratorial para avaliação de distúrbios hidroeletrolíticos nos pacientes.
Os resultados do exame de potássio (em mEq/L) no sangue, para os pacientes X, Y e Z, foram, respectivamente: 4.5, 3.1 e 3.8. (Valor de Referência: 3,5 - 5,5 mEq/L).

Considerando os textos 1 e 2, as afirmativas a seguir foram descritas à luz dos conhecimentos sobre o uso de diuréticos e monitorização laboratorial para avaliação de distúrbios eletrolíticos. Leia-as atentamente.

I- A hipocalemia é possível de ser observada no paciente Y, o que pode estar relacionado à perda de íon potássio decorrente da ação do diurético tiazídico antes da porção final do túbulo contorcido distal nos rins.
II- Os pacientes X e Z apresentaram níveis normais de potássio sérico, que, por sua vez, oferece um índice indireto do potássio intracelular, pois, na prática clínica, é difícil determinar a deficiência absoluta de potássio.
III- O paciente Y apresenta hipopotassemia, que está relacionada ao aumento da reabsorção de potássio no túbulo contorcido distal nos néfrons, sendo essa uma alteração eletrolítica dos tiazídicos.

Está CORRETO o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.