Questões de Concursos: Farmacologia Cardiovascular

Prepare-se para a prova com questões de Farmacologia Cardiovascular de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q905662 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

Os Anti-hipertensivos são uma classe de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão. A atuação dos medicamentos na pressão arterial ocorre por seus efeitos sob a resistência periférica e/ou débito cardíaco. Assinale a alternativa que não corresponde a um beta bloqueador:

22 Q896484 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Paciente do sexo masculino, 69 anos, negro. Diagnóstico de DPOC. Fuma há 35 anos (três maços/dia). Portador de hipertensão arterial sistêmica. Infecção Respiratória recente agravou os sintomas respiratórios.

Queixa: Dispneia progressiva, fraqueza, falta de energia, tosse crônica produtiva e sibilo. Procurou ‘atendimento médico. Uso de broncodilatador (Formoterol 6 mcg (2x/dia) e corticosteróide inalatório (Budesonida 200 mcg (2x/dia). Faz uso de antiagregante plaquetário (AAS 100 mg/dia) Para a HAS, faz uso de iECA (Lisinopril 20 mg/dia) e antagonista beta 1 adrenérgico (Metoprolol 50 mg (2x/dia) Exame Físico: aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, esforço expiratório, murmúrio vesicular universalmente diminuído e sibilância. Gasometria arterial: pH = 7,28; PaCO2 = 69 mmHg; PaO2 = 52mmHg; HCO3 =30 mEq/L; BE = + 4 e SaO2 = 81%. Radiografia de tórax: sinais de hiperinsuflação com retificação das cúpulas diafragmáticas, aumento dos espaços intercostais, aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax. PA = 160x100 mmHg; FC = 118 bpm; FR = 30 ipm


Assinale a alternativa que corresponde à interpretação CORRETA em relação ao estado ácido base do paciente.

23 Q902682 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, UFG, IV UFG, 2024

Qual é o principal mecanismo de ação dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) na redução da pressão arterial?

24 Q905601 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A Hipertensão Arterial Sistêmica é a doença responsável, de forma direta, pelo aumento de complicações associadas às doenças cardiovasculares e renais, inclusive doenças fatais e não fatais. Diante disso, os anti-hipertensivos são os medicamentos que atuam reduzindo os efeitos causados pela hipertensão. Os chamados “vasodilatadores diretos” são potentes vasodilatadores, que agem diretamente sobre os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos. Dessa forma, o efeito benéfico desses fármacos é o relaxamento dos vasos e a consequente redução da resistência vascular periférica, cujo resultado é a diminuição da pressão arterial. Um exemplo dessa classe de fármacos é:

25 Q899254 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

As drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular enquadram-se em cinco grandes grupos. Diante disso, relacione as colunas a seguir:

1 - Antiarrítmicos
2 - Vasodilatadores
3 - Cardiotônicos
4 - Anti-hipertensivos
5 - Vasoconstritores

( ) Atuam na insuficiência cardíaca, incapacidade ou dificuldade do coração de bombear sangue suficiente para todo o corpo, assim diminuição da PA Em casos de distúrbios do ritmo e frequência cardíaca, no qual a os átrios, são estimulados a contrair rapidamente e ou desorganizadamente;
( ) Indicados no tratamento ou prevenção das arritmias cardíacas, condução do impulso nervoso, atuam na anormalidade do ritmo cardíaco, corrigindo assim o ritmo cardíaco retorne a anormalidade.
( ) Regulam a pressão arterial, causando vasodilatação dos vasos sanguíneos e regulando o fluxo sanguíneo. Além de atuarem impedindo que angiotensina I, se transforme em angiotensina II, assim ocorrendo vasodilatação dos vasos sanguíneos.
( ) Causam dilatação das veias o artérias, aumentam seu calibre, aumentam o fluxo sanguíneo, quando vaso está comprometido a passagem de sangue. Atuam na musculatura cardíaca, promovendo relaxamento da musculatura, assim a vasodilatação e diminuição da resistência capilar.
( ) Atuam aumentando a Pressão Arterial, hipotensão e quando ocorre choque anafilático por meio da diminuição do lúmen do vaso.

26 Q910756 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Os nitratos orgânicos, a exemplo da nitroglicerina, são fármacos antianginosos, por apresentarem como mecanismo de ação:

27 Q918675 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADMeTEC, 2024

A respeito de dos medicamentos com ação no sistema cardiovascular, relacione as colunas e assinale a sequência correspondente.
(1) Betabloqueador. (2) Bloqueador seletivo do canal de cálcio. (3) Agonista alfa-2 de ação central.
( ) Metoprolol. ( ) Anlodipino. ( ) Metildopa.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.