Questões de Concursos: Farmacovigilância

Prepare-se para a prova com questões de Farmacovigilância de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q840198 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Passira PE Farmacêutico, CONTEMAX, 2020

Suspeitas de inefetividade terapêutica (SIT) ocorrem quando medicamentos não apresentam os efeitos que se esperam deles (Anvisa, 2008). Sobre as notificações de suspeita de inefetividade dos fármacos, analise os itens, abaixo:

I - A inefetividade pode ocorrer por redução ou por ausência do efeito esperado. Isso pode ocorrer por problemas com a qualidade do medicamento, interações medicamentosas, uso inadequado, resistência ou tolerância do paciente ao medicamento.

II - As notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica são as mais complexas de ser investigadas, pois diversos são os fatores que podem influenciar a efetividade de um medicamento.

III - Na prática, há casos em que não se consegue comprovar a inefetividade do medicamento, já que, na maior parte das vezes, os laudos de controle de qualidade demonstram que o teor de princípio ativo está abaixo dos parâmetros estabelecidos, oficialmente.

Está incorreto o que se afirma em:

12 Q841734 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Coronel Freitas SC Farmacêutico, FEPESE, 2020

Na dispensação de medicamentos sob controle especial (Portaria 344/1998), considerando a legislação/normas vigentes anteriormente ao período de pandemia no País, é correto afirmar que:
1. Medicamentos antiparkinsonianos e anticonvulsivantes podem ser prescritos em quantidades suficientes para até seis meses de tratamento. 2. A quantidade máxima de dispensação de um medicamento é de 3 caixas. 3. Todos os medicamentos contendo substâncias das listas A, B2 e C2 podem ser dispensados em quantidade suficiente para até 60 dias. 4. Medicamentos contendo substâncias das listas B1, C1 e C5 podem ser dispensados em quantidade de até cinco ampolas ou quantidades suficientes para até 60 dias de tratamento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

13 Q840965 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Farmácia, FACET Concursos, 2020

A lei n° 5.991, de 17 de dezembro de 1973, traz o seguinte conceito: “produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico”. Esse conceito é referente a:

14 Q479862 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A farmacovigilância é a ciência de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados com medicamentos. Acerca da farmacovigilância, julgue os itens subsequentes. Em farmacovigilância, o método básico de investigação é a notificação ativa.

15 Q846593 | Farmácia, Farmacovigilância, Provas Multiprofissional em Atenção em Oncologia Farmácia Multiprofissional em Terapia Intensiva Farmácia, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Medicamentos, aprovada pela Portaria no 3.916/1998, tem como uma das respectivas diretrizes prioritárias o desenvolvimento da assistência farmacêutica, agregando valor a ações e serviços de saúde. Uma das funções do gestor farmacêutico é a aquisição dos medicamentos.

Acerca dos conhecimentos relativos à gestão farmacêutica, julgue os itens a seguir. 
Em um estoque, tem-se os seguintes grupos relacionados pelo custo: 10 itens consomem 5% dos recursos, 6 itens consomem 15% e 4 itens consomem 80%. Utilizando-se os critérios da curva ABC, esses grupos de itens são classificados, respectivamente, como A, B e C.

16 Q840499 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Coronel Freitas SC Farmacêutico, FEPESE, 2020

No contexto da Política de Medicamentos Genéricos no Brasil, a Equivalência Terapêutica pode ser relacionada à/aos:
1. Composição química idêntica de todos os ingredientes. 2. Intercambialidade entre o medicamento genérico e o de referência. 3. Estudos de bioequivalência apropriados, ensaios farmacodinâmicos, ensaios clínicos ou estudos in vitro. 4. Seus efeitos em relação à eficácia e segurança serem essencialmente os mesmos, após a administração na mesma dose molar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

17 Q480341 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Paciente ambulatorial oncológica recebeu a indicação de uso oral de medicação citostática. Ao analisar a prescrição, o farmacêutico verificou que foram receitados dois comprimidos de 500 mg por administração. Sabendo que a dosagem recomendada para a superfície corpórea dessa paciente é a de quatro comprimidos por administração, o farmacêutico orientou a paciente quanto ao uso e às reações adversas mais comuns deste medicamento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca das ações do farmacêutico.

Conforme protocolo interno de farmacovigilância, todos os sintomas e sinais de progressão da doença da paciente em apreço deverão ser notificados à Anvisa, visto tratar-se de caso oncológico.

18 Q842581 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Abelardo Luz SC Farmacêutico, GSA CONCURSOS, 2020

De acordo com a portaria no 3.733, de 22 de novembro de 2018, que Estabelece a Relac?a?o Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename 2018 no a?mbito do Sistema U?nico de Sau?de (SUS), e? incorreto afirmar:

19 Q476680 | Farmácia, Farmacovigilância

Quanto à vigilância sanitária, julgue os itens seguintes Farmacovigilância pode ser definida como um ramo das ciências, parte da vigilância sanitária, que relaciona-se à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.