Questões de Concursos: Fisioterapia Neurológica

Prepare-se para a prova com questões de Fisioterapia Neurológica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q859291 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Passagem PB Fisioterapeuta, EDUCA, 2020

Sobre as diferentes formas da Espinha Bífida, associe a numeração de 1 a 3, de acordo com os parêntese:

(1) Espinha bífida oculta. (2) Meningocele. (3) Mielomeningocele.
( ) Além das meninges, a medula e alguns nervos também estão expostos nas costas do bebê. ( ) É assintomática. ( ) Em que somente as meninges da coluna nascem expostas.
A sequência CORRETA é:

12 Q841701 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Panambi RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao Teste de Caminhada de 6 Minutos.

13 Q844290 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

Em idosos com lesão encefálica que atinja os tratos descendentes moduladores, há liberação do reflexo de estiramento, determinando aspectos característicos da espasticidade e limitação funcional.

São aspectos característicos da espasticidade dessa lesão durante a avaliação fisioterapêutica, exceto:

14 Q797893 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC

Lucas durante o nascimento sofreu lesão cerebral hipóxico-isquêmica. Lucas é uma criança com Paralisia Cerebral do tipo espástica diparética. As características desse tipo de Paralisia Cerebral são:

15 Q858975 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

A lesão medular (LME) é uma incapacidade de baixa incidência e alto custo, a qual requer mudanças consideráveis no estilo de vida de um indivíduo. Diversas síndromes surgem com características clínicas consistentes a partir da recuperação das lesões incompletas e as informações relacionadas às funções motoras e sensoriais dessas síndromes são úteis para estabelecer metas, resultados e um plano de tratamento, sendo seu conhecimento fundamental. Dentre as afirmações abaixo sobre tais síndromes, apenas uma delas é verdadeira. Qual alternativa corresponde à resposta CORRETA?

16 Q859096 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Passagem PB Fisioterapeuta, EDUCA, 2020

Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e comportamentais (atitudes e interesses repetitivos e restritos).Entretanto, um outro aspecto tão importante quanto os demais, também pode ser comprometido e merece atenção: a habilidade motora. Esse é um aspecto que vai além do olhar voltado aos movimentos repetitivos realizados pelos autistas, como os de braços e pernas.

De acordo com a habilidade motora, associe a numeração de 1 a 4, de acordo com os parênteses:

(1) Habilidades motoras brutas (2) Tônus Muscular. (3) Marcha. (4) Planejamento motor.

( ) Está relacionado a maneira como caminhamos, a criança com TEA pode apresentar um padrão diferenciado e andarem na ponta dos pés. Normalmente, este distúrbio começa com uma idade média entre 18 e 24 meses de vida, quando costumam a aprender a andar

( ) No caso desse tipo de habilidade que responde pela flexibilidade do corpo, as crianças com autismo costumam ser mais enrijecidas, o que pode se tornar um obstáculo para a realização de movimentos, o que pode ocasionar em problemas de equilíbrio e quedas frequentes.

( ) Outro ponto que pode ser considerado nevrálgico para uma criança com TEA diz respeito a habilidade que consiste na capacidade do cérebro em entender uma ação motora, descobrir como fazê-la e dar ordem aos músculos e as partes do corpo corretas a executarem essa atividade. Para quem está no espectro, uma simples tarefa de se movimentar de um lado para o outro de uma sala, por exemplo, pode ser desafiadora, devido à dificuldade de idealizar e executar esta ação. A intervenção deste profissional deve ser projetada para atender às especificidades de cada pessoa com TEA, organizando o tratamento de maneira a estimular a reduzir a ansiedade do indivíduo e encorajá-lo, facilitando o aprendizado motor.

( ) São definidas como capacidade de realizar movimentos usando os membros superiores e inferiores (braços, pernas, tronco e pés). As crianças com autismo, em média, apresentam um atraso nesta área de desenvolvimento de em média seis meses, em relação àquelas chamadas “neurotípicas”, ou seja, que estão fora do espectro.

A sequência CORRETA é:

17 Q800964 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue os itens subsequentes. A via neopaleoespinotalâmica — de condução rápida, formada por fibras tipo C pequenas e não mielinizadas — é a via de percepção da dor em pontada e bem localizada, ao passo que a via paleoespinotalâmica — de condução lenta, formada por fibras do tipo A? — é a via de percepção da dor em queimação, mal localizada e difusa.

18 Q799562 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE

A terapia por contenção induzida é uma abordagem utilizada na neurorreabilitação, a qual busca a superação da Teoria do Desuso após lesão cerebral. Essa abordagem terapêutica

20 Q837019 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Catanduvas PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2021

Na avaliação de um paciente de 58 anos com histórico de traumatismo craniano grave é observada dificuldade em realizar movimentos rápidos e alternados. Qual o termo para descrever esta deficiência específica?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.