Questões de Concursos Públicos: Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia

Encontre aqui questões Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Paciente com diagnóstico de hérnia discal protusa posteriormente à direita em L4/L5 e L5/S1 apresenta diminuição do trofismo, tônus e força muscular no membro inferior direito. Há incapacidade para elevar o membro inferior em extensão no decúbito dorsal, e a deambulação é feita de forma antálgica, com o tronco levemente fletido à frente. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.
Sobre a tendinite calcária do ombro, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- É uma patologia caracterizada pela deposição de sais de cálcio nos tendões do manguito rotador, principalmente no tendão do supraespinhoso. II- Apresenta-se mais comumente em pacientes do sexo masculino entre 45 e 70 anos de idade, no lado não dominante, sendo apenas encontrados indivíduos sintomáticos que apresentam dor localizada e perda da amplitude de movimento. III- A utilização de ultrassom no tratamento da tendinite calcária age facilitando a reabsorção de cálcio. IV- A utilização de ultrassom pulsado com frequência de 0,89 MHz e 2,0 W/cm2, com área de cabeçote de 5 cm2 , durante 15 minutos, pode ser efetivo na melhora da dor e redução dos depósitos de cálcio.
É correto o que se afirma em:
Normalmente, o sucesso da reabilitação de um paciente pósoperatório depende, de forma considerável, das medidas corretas de fisioterapia após o procedimento cirúrgico, bem como do momento pré-operatório. Isso se aplica, por exemplo, em pacientes submetidos a artroplastia total de quadril. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Exercícios isométricos do membro inferior do quadril operado, quando realizados no 1.o dia pós-operatório, para que haja maior estabilização da prótese, devem ser executados em ligeira flexão ou rotação externa de quadril.
Um paciente de 20 anos de idade sofreu traumatismo raquimedular em nível torácico T6 após acidente automobilístico há um ano. Desenvolveu paraplegia em membros inferiores, tornando-se cadeirante. Atualmente trabalha como programador de sistemas e passa longos períodos sentado na própria cadeira de rodas. Há aproximadamente quatro meses, apareceu uma ulceração em nádega direita que tem aumentado de tamanho, apesar do acompanhamento médico. O paciente foi, então, encaminhado para fisioterapia com diagnóstico de úlcera de pressão grau III, com uma ferida aberta crônica de 4 cm de diâmetro em região da tuberosidade isquiática direita. Ao exame clínico, não se observou ferida infectada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O fisioterapeuta deve instituir um apoio na região lombar na cadeira de rodas do paciente, aumentando a lordose lombar, a fim de minimizar a sobrecarga no local de hiperpressão.
O encaixe é a estrutura que dá suporte ao coto, fazendo a interface entre ele e a prótese. Ele deve ser confeccionado sob medida, para evitar que imperfeições causem dor, ulcerações ou problemas de alinhamento. Os princípios a serem obedecidos para o uso de encaixe são, EXCETO:

O impacto anterior do ombro, independentemente de sua causa, é uma consequência da compressão de estruturas na face anterior do úmero, entre a cabeça do úmero e o processo coracóide, abaixo do acrômio.

Na realização do teste de Hawkins-Kennedy,

Com relação a um paciente com hipertensão arterial, 87,5 kg de massa corporal, 188 cm de altura e diagnóstico de osteoartrite do joelho direito, com queixa de rigidez e dor nessa mesma estrutura articular, julgue os itens que se seguem. Há evidências de que o laser terapêutico de baixa intensidade é eficaz na redução significativa da dor em pacientes com osteoartrite, como no caso em apreço.

Um homem de setenta e dois anos de idade foi internado na clínica cirúrgica de um hospital com histórico de queda da própria altura. Ele relatava dor intensa na região inguinal à direita que se irradiava para a coxa. Ao exame físico, foi observado encurtamento do membro acometido e, no exame de imagem, observou-se fratura completa do colo femoral direito, sem desvio. No exame radiológico de controle, do lado esquerdo, não foram observados sinais de lesão, apenas uma angulação do colo femoral de 110º. O paciente foi submetido à artroplastia do quadril com a colocação de uma prótese parcial e, em seguida, encaminhado para a reabilitação fisioterapêutica.

A respeito do quadro clínico precedente, julgue os itens a seguir.

O procedimento cirúrgico citado indica que foi realizada a substituição tanto da cabeça quanto do colo femoral por componentes sintéticos.

A.P.S, de 40 anos de idade, foi internada em hospital da rede pública, após sofrer um traumatismo raquimedular por arma de fogo. A avaliação da equipe multidisciplinar identificou lesão completa em nível de T5. A paciente apresentou paralisia flácida, disfunção vesical e intestinal.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Paralisia flácida é manifestada por atonia tendinosa, anestesia superficial e profunda.
Com relação à abordagem do paciente com paralisia cerebral e consequente atraso no desenvolvimento motor, julgue os itens subsequentes. O fenômeno de rechaço pode aparecer quando o paciente aponta com o indicador para algum objeto tentando tocá-lo.