Questões de Concursos: Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia

Prepare-se para a prova com questões de Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q799747 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

O impacto anterior do ombro, independentemente de sua causa, é uma consequência da compressão de estruturas na face anterior do úmero, entre a cabeça do úmero e o processo coracóide, abaixo do acrômio.

Na realização do teste de Hawkins-Kennedy,

22 Q796732 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

O fisioterapeuta deve iniciar, o mais rápido possível, tratamento para o fortalecimento muscular do quadríceps femoral, independentemente da dor articular causada pelo exercício terapêutico.

23 Q846824 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Bagé RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

Com relação ao uso de técnicas de alongamento no tratamento de pacientes com Síndrome da Dor Trocantérica, assinale a alternativa correta.

25 Q796935 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

A.P.S, de 40 anos de idade, foi internada em hospital da rede pública, após sofrer um traumatismo raquimedular por arma de fogo. A avaliação da equipe multidisciplinar identificou lesão completa em nível de T5. A paciente apresentou paralisia flácida, disfunção vesical e intestinal.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Paralisia flácida é manifestada por atonia tendinosa, anestesia superficial e profunda.

26 Q841218 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

Durante a avaliação postural, um fisioterapeuta observou que certo trabalhador apresentava coxa valga.

Assinale a alternativa que apresenta um possível movimento ou postura correlacionada a essa disfunção musculoesquelética.

27 Q799859 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A análise cinesiológica dos movimentos do tornozelo, e das necessidades de força e flexibilidade dos tecidos moles que envolvem essa área, é determinante para o tratamento de diversas lesões que acometem essa articulação. Com base nessa consideração, julgue os itens a seguir. No exercício terapêutico com bicicleta ergométrica, não há contribuição dos músculos gastrocnêmio e sóleo durante todo o ciclo de 360 graus do pedal.

28 Q796879 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES

Considere a função muscular de um paciente que apresenta o quadro de síndrome dolorosa do ombro de natureza microtraumática e degenerativa, caracterizada por tendinite do manguito rotador, podendo haver ruptura total ou parcial de um ou mais tendões. Assinale a alternativa que indica os músculos que devem ser testados impreterivelmente para a elaboração do tratamento fisioterapêutico.

30 Q797073 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

P.M.S., de 5 anos de idade, chegou para atendimento fisioterapêutico ambulatorial, acompanhado de sua mãe, com diagnóstico de paralisia cerebral diparética. Apresentou espasticidade em membros inferiores e pequeno deficit em controle de tronco, andava com dispositivo manual de mobilidade em superfícies planas e subia escadas com a assistência de um adulto.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Uma avaliação validada que pode ser utilizada para P.M.S. é a medida da função motora grossa (GMFM), que é um instrumento de observação padronizado, elaborado e validado para medir mudança na função motora grossa que ocorre ao longo do tempo nas crianças com paralisia cerebral.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.