Início

Questões de Concursos Fonoaudiologia

Resolva questões de Fonoaudiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q801566 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um fonoaudiólogo, enquanto assiste os próprios pacientes, deve se preocupar com uma série de condutas básicas para o controle de infecções. Diante do risco biológico, são estabelecidas medidas de precaução-padrão, que devem ser aplicadas no cuidado a todos os pacientes.

No que se refere ao caso e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

As mãos devem ser higienizadas antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas e após a remoção destas, entre os cuidados de um paciente e outro, entre procedimentos com um mesmo paciente, após contato com qualquer fluido corporal, após contato com qualquer artigo ou equipamento contaminado, no início e no final do turno de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q801560 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

O comportamento da deglutição na infância está constantemente se adaptando às mudanças ocorridas com o desenvolvimento. Durante todos os estágios do desenvolvimento da criança algumas funções primárias são mantidas, incluindo a manutenção da via aérea, a passagem de alimentos e líquidos pela faringe, a respiração e a fonação. A identificação de uma criança com risco de problemas de alimentação e deglutição depende da avaliação de um sistema dinâmico, que está continuamente se acomodando ao crescimento e desenvolvimento, enquanto garante a segurança e a eficiência no transporte dos alimentos.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A coordenação da deglutição melhora com a idade, apesar de os mecanismos protetores das vias aéreas estarem inteiramente desenvolvidos desde o nascimento.

( ) A alteração do mecanismo de deglutição não é observada em crianças normais, acontecendo em crianças com doenças agudas e/ou crônicas.

( ) Em algumas crianças a falha no crescimento e o baixo peso são as primeiras manifestações clínicas.

( ) O acúmulo de alimento na cavidade oral, o ritmo adequado de sucção, o refluxo nasal, a tosse durante a alimentação, os engasgos, a cianose, a náusea, a taquipneia, a apneia ou a respiração ruidosa durante a alimentação, bem como o histórico de pneumonias são alguns dos sinais que levam a suspeitar de disfagia.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q801796 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. Para a linha construtivista, a linguagem é uma função cognitiva, semiótica, fruto de uma evolução contínua que envolve processos de acomodação e de assimilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q802561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Alterações no frênulo lingual podem ocasionar transtornos na fala. A mensuração com paquímetro da abertura máxima da boca sem interferência do apoio da língua (medida 1) e com o ápice da língua tocando a papila incisiva (medida 2) constitui uma das etapas do Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual, descrito no capítulo: “Falar – habilidade que aproxima ou afasta as pessoas”, do “Novo Tratado de Fonoaudiologia”, FILHO, O. L. (2013).

Com base na afirmativa acima, complete as lacunas da frase abaixo.

A regra de três utilizada para o cálculo da proporção entre as medidas 1 e 2 considera o valor de _____ mm dentro da faixa de normalidade na abertura máxima da boca no caso da medida 1 e _____% como sendo sua respectiva porcentagem.

Para se completarem corretamente as lacunas da frase acima, têm de ser usadas, respectivamente, as medidas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q803248 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um fator que interfere na percepção de fala em indivíduos com implante coclear multicanal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q801541 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um trabalhador da indústria têxtil apresentava queixas de zumbido em ambos os ouvidos, tontura e insônia. Ele estava afastado das respectivas funções, aguardando um parecer da medicina do trabalho.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A perda auditiva induzida pelo ruído (Pair) é uma diminuição gradual da audição decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído relacionado ao trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q803081 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. As emissões otoacústicas transitórias desaparecem em perdas auditivas superiores a 25 dBNA; por isso, têm sido selecionadas como método eficiente de triagem auditiva em pré-escolares e escolares.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q803421 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, com 4 anos de idade, apresenta atraso no desenvolvimento da linguagem oral, principalmente no nível fonológico. Após avaliação audiológica detectou-se um quadro de perda auditiva neurossensorial moderada a severa na orelha esquerda com curva timpanométrica do tipo “A” em ambas as orelhas, com indicação para o uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI).

Baseado em tais achados audiológicos, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o tipo de adaptação e de próteses auditivas mais indicados nesses casos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q803411 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente do sexo masculino, 77 anos, hígido, apresenta alterações na qualidade vocal, caracterizadas por rouquidão e bitonalidade. A videolaringoscopia revelou a presença de fenda fusiforme anteroposterior, com indicação de fonoterapia vocal.

Assinale a alternativa que indica as técnicas vocais mais adequadas neste caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q804074 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A amamentação é definida por um processo muito complexo e determinada biologicamente, abrangendo aspectos individuais e a atuação de políticas públicas, com a participação interdisciplinar dos profissionais de saúde.

Assinale a alternativa que descreve corretamente, quanto à amamentação, o principal objetivo da atuação fonoaudiológica junto à equipe interdisciplinar, na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q802372 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre a atuação do fonoaudiólogo na área educacional, analise as afirmativas abaixo:

I. O profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional deve conhecer as políticas de educação definidas em âmbito federal, estadual e municipal, bem como os programas, projetos e ações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

II. Cabe ao profissional especialista em fonoaudiologia educacional atuar de modo integrado à equipe escolar, a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo de ensino-aprendizagem.

III. Realizar triagem, avaliação e terapias em todos os níveis da fonoaudiologia, evitando o encaminhamento desnecessário para os serviços ambulatoriais.

IV. O fonoaudiólogo educacional não deve participar de Conselhos de Educação nas diferentes esferas governamentais, devendo assumir esse papel a gestão da escola.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q802134 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. É possível que a criança autora da frase apresente processos fonológicos típicos do desenvolvimento na fala.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q801546 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Paciente apresentou curvas timpanométricas do tipo A com reflexos acústicos contra e ipsilaterais ausentes.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A paracusia de Willis pode ser evidenciada como um sintoma nesse caso, fortalecendo a hipótese de perda auditiva mista bilateral.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q802840 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

Os aspectos básicos da avaliação fonoaudiológica na área de voz são essenciais para a compreensão do processo terapêutico. Tudo o que for diagnosticado pelo fonoaudiólogo deve estar justificado no campo da fisiologia, assim como os exercícios terapêuticos devem ser executados com consciência fisiológica.

Em relação à fisiologia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso)emcada afirmativa a seguir.

( ) Os músculos cricoaritenoideos posteriores (CAP) atuam durante a respiração, promovendo a abertura das pregas vocais. Para que haja fonação, é preciso que os CAP reduzam sua atividade, entrando simultaneamente em ação o grupo demúsculos adutores.

( ) Os músculos aritenoideos (AA) têm duas porções: transversa, que afasta as bases das cartilagens aritenoideas, e oblíqua, que afasta seus ápices. Os tensores das pregas vocais são os músculos tireoaritnoideos (TA), compartimento interno, e os cricotireoideos (CT).

( ) A atividade de TA é considerável, mais acentuadamente de seu compartimento externo, quando se faz uma intensidade forte. Tal compartimento é predominantemente abdutor e rico em fibras brancas.

( ) A contração do compartimento externo do TA é rápida e suscetível à fadiga, além disso se dá de forma isométrica, sendo importante para a produção e manutenção da firmeza glótica.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q801557 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2017

A prevenção fonoaudiológica consiste na eliminação dos fatores que influenciam negativamente a aquisição e o desenvolvimento dos aspectos envolvidos na comunicação humana.

A respeito do tema, considere as afirmativas a seguir.

I?A prevenção pode ser classificada emprevenção primária, secundária e terciária.

II ? A prevenção terciária consiste em reverter um quadro clínico alterando ou retardando sua evolução.

III ? A prevenção primária envolve a prevenção de doenças antes que estas ocorram.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q803129 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

Sobre o processo neurofisiológico da deglutição, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q803767 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

As diretrizes de atenção à triagem auditiva neonatal (TAN), do Ministério da Saúde (2012), dá subsídios para a implementação dos serviços de triagem auditiva. Os dados desses serviços devem ser gerenciados no intuito de fornecer índices que possam subsidiar a qualidade do serviço. Tendo como base os índices de qualidade de serviço recomendado, considere as afirmativas abaixo.

I A TAN deve ser realizada até o primeiro mês de vida dos neonatos, ou até o terceiro mês de vida dos lactentes (idade corrigida), considerando os prematuros e aqueles com longos períodos de internação.

II Pelo menos 80% dos neonatos devem ser encaminhados para diagnóstico devendo este ser concluído até os seis meses de vida.

III A terapia fonoaudiológica deve ser iniciada em 85% dos lactentes confirmados com perdas auditivas bilaterais permanentes, assim que concluído o diagnóstico.

 IV Adaptação de aparelho de amplificação sonora individual/AASI em 95% dos lactentes confirmados com perdas auditivas bilaterais ou unilaterais permanentes deve ser iniciada no prazo de um mês após o diagnóstico.

Em relação aos índices de qualidade de serviço de triagem auditiva recomendados, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q803339 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Anita tinha 78 anos quando teve um AVE isquêmico no hemisfério esquerdo. Após a alta hospitalar, as condutas mais adequadas a serem tomadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q803873 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A triagem auditiva neonatal é um procedimento que tem por objetivo a detecção de alterações auditivas o mais cedo possível, para um encaminhamento imediato para o diagnóstico audiológico e intervenção. Os procedimentos e condutas a serem tomadas na triagem auditiva dependem do histórico clínico do paciente e da interpretação dos resultados obtidos. Com base nos tipos de procedimentos e condutas utilizados na triagem auditiva neonatal, considere as afirmativas abaixo.

I Emissão otoacústica é o procedimento indicado para neonatos sem indicadores de risco para deficiência auditiva e quando há o resultado de falha, é sugerido o reteste em até 30 dias.

II Emissão otoacústica é o procedimento indicado para todos os neonatos e quando a criança apresenta indicadores de risco para deficiência auditiva, ela deve ser encaminhada para o diagnóstico audiológico.

 III O potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático é o procedimento indicado para os neonatos que apresentam indicadores de risco para deficiência auditiva e também como procedimento de reteste da triagem auditiva.

IV O potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático é o procedimento indicado para os neonatos sem indicadores de risco para deficiência auditiva e, no resultado de passa, deve ser dada alta ao paciente.

Em relação aos tipos de procedimentos e condutas utilizados na triagem auditiva neonatal, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q802913 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia

O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família inaugura um novo modo de proteção das práticas de cuidado à saúde. São propostos pelo NASF os conceitos/ferramentas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.