Questões de Concursos: Fonoaudiologia Educacional

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11 Q846055 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

Realizar visitas itinerantes às unidades escolares, de maneira sistemática, a fim de verificar e acompanhar a execução das ações planejadas e os indicadores educacionais é um modelo de:

12 Q840448 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

Deve-se observar as expressões afetivas da criança (por exemplo: alegria, raiva, tristeza, frustrações etc.) durante o processo avaliativo.

13 Q845623 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O fonoaudiólogo pode aplicar testes padronizados que avaliam os processos cognitivos, contribuindo, assim, para um melhor planejamento terapêutico.

14 Q840011 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

Deve-se realizar a avaliação do brincar, ou seja, observar se a criança produz a brincadeira simbólica, utilizando um objeto para representar outro.

15 Q845210 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

De acordo com o CFFa, nos centros de formação e apoio à inclusão, o Fonoaudiólogo:

16 Q842802 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 
A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A terapia de linguagem tem como objetivo principal instalar os fonemas em que a criança possui dificuldade.

17 Q841273 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Além da ecolalia imediata e tardia, tem-se a ecolalia mitigada, que se refere a qualquer modificação da emissão ecoada para fins de autoestimulação.


18 Q846797 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A atuação clínica contribuiu para a consolidação da fonoaudiologia. No entanto, o crescimento dessa profissão ultrapassou os limites da clínica. Prova disso é o avanço da Fonoaudiologia educacional. II. A Fonoaudiologia pode proporcionar à criança uma maneira de se comunicar, seja através de exercícios para fortalecimentos da musculatura dos membros inferiores e quadris ou mesmo através de acompanhamento psicoterápico. Marque a alternativa CORRETA:

19 Q840568 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

Carlos é professor do ensino infantil há 10 anos. Procurou um(a) fonoaudiólogo(a) com a queixa de que, nos últimos três anos, tem perdido a voz com frequência ou ficado com voz rouca, sentindo fadiga vocal e dificuldade em manter a intensidade, principalmente no final do dia e no decorrer da semana. Considerando a conduta fonoaudiológica frente a queixa de Carlos, são CORRETAS as afirmações:
l. o(a) fonoaudiólogo(a) deve realizar avaliação vocal, iniciar a terapia e realizar orientações pertinentes a rotina de Carlos. II. o(a) fonoaudiólogo(a) deve investigar o uso da voz além do âmbito profissional e os hábitos da rotina de Carlos. III. o(a) fonoaudiólogo(a) deve encaminhá-lo para avaliação otorrinolaringológica. IV. orientar que Carlos solicite remanejamento para outra função, com menor esforço vocal, para que a terapia fonoaudiológica seja eficaz.

20 Q840747 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Considerando-se o diagnóstico de TDAH, após avaliação fonoaudiológica, pode-se encontrar as seguintes alterações: desorganização do discurso, distúrbio do processamento auditivo central, alteração na leitura e escrita, disfagia e alteração de consciência fonológica.
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