Questões de Concursos: Fonoaudiologia Educacional

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21 Q841129 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A compreensão da educação e de suas políticas públicas é crucial para o entendimento da dinâmica escolar por parte do profissional de Fonoaudiologia educacional. II. A Fonoaudiologia é uma ciência aplicada e, essencialmente, influenciada por uma diversidade de áreas científicas, ao longo de sua formação e, principalmente, ao longo de seu crescimento. Marque a alternativa CORRETA:

22 Q840676 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios da comunicação causam impacto direto sobre a vida social da criança e sobre o futuro acadêmico e profissional.

II. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode eleger estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de fala.

Marque a alternativa CORRETA:

23 Q146264 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Nas normativas das Diretrizes Nacionais para a Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, é correto afirmar que

24 Q842304 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

De acordo com a literatura, é correto afirmar que o desenvolvimento da linguagem em crianças com transtorno do espectro autista ocorre da mesma maneira que em uma criança típica, exceto pelo uso incomum de ecolalia, inversão pronominal e inflexibilidade interacional.

25 Q845631 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.
O processo deve conter avaliação da atenção compartilhada, que diz respeito à forma com a qual a criança faz a manipulação dos brinquedos.

26 Q841043 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

No momento da anamnese, é importante encaminhar a criança para investigação auditiva, visto que crianças com deficiência auditiva apresentam quadro de alteração no desenvolvimento da linguagem oral.

27 Q845770 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Considera-se de fundamental importância o conhecimento de pressupostos teóricos relacionados ao processo de aprendizagem escolar, articulados aos de desenvolvimento infantil, para a atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar. II. A terapia fonoaudiológica visa a facilitar ou a aprimorar a comunicação das crianças através do tratamento medicamentoso e do acompanhamento neuropsicológico. Marque a alternativa CORRETA:

28 Q842205 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

Com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Os sujeitos apresentam déficits persistentes na comunicação social, apenas quando o interlocutor é alguém desconhecido. ( ) Os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades são característicos dos sujeitos com TEA. ( ) A avaliação da comunicação em crianças com TEA não verbais envolve identificar as funções comunicativas, o uso de gestos, as expressões vocais e o contato visual, bem como a compreensão dos aspectos verbais e não verbais da comunicação. ( ) O desenvolvimento da intenção comunicativa não é a prioridade em um plano terapêutico de crianças com TEA, uma vez que apresentam adequada interação social e comunicativa.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

29 Q846162 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É correto classificar o TDAH como sendo um transtorno adquirido sem causas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a vida.

30 Q844221 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
O público alvo da PNEE são educandos com deficiência, transtornos psiquiátricos e superdotados.
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