Questões de Concursos: Fonoaudiologia Educacional

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31 Q845721 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O processo de intervenção fonoaudiológica por meio de estimulação das habilidades cognitivas tem o intuito de fortalecer e potencializar as sinapses cerebrais, aumentando a eficiência da plasticidade sináptica.

32 Q842711 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

Para avaliação da linguagem expressiva, deve-se utilizar somente avaliação do sistema fonético-fonológico.

33 Q840851 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis menos prevalentes, manifestando-se exclusivamente como atraso e sem o envolvimento de componentes funcionais da audição ou da fala.

II. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode eleger estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de linguagem oral e escrita.

Marque a alternativa CORRETA:

34 Q844701 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Durante a avaliação fonoaudiológica, é importante que se avalie e observe diversos domínios, como o nível de deficiência intelectual, as formas de comunicação, o rendimento acadêmico, o aprendizado de novos conceitos e a exploração dos brinquedos para elaborar um planejamento terapêutico individual adequado às necessidades da criança.

35 Q846528 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
A PNEE considera planos de desenvolvimento individual e escolar os instrumentos de planejamento e de organização de ações, elaborados pela escola para atender o público-alvo da educação especial.

36 Q844432 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde da Família Fonoaudiologia Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
A inclusão de surdos e deficientes auditivos na educação dá-se a partir da adoção da língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua, bem como da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para todos que fazem parte dessa população.

37 Q845625 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O ambiente escolar contribuiu para o avanço da Fonoaudiologia educacional e, atualmente, essa é uma área importante e reconhecida da Fonoaudiologia. II. Observa-se que as influências de conceitos de outras ciências estão, cada vez mais, presentes na atuação do fonoaudiólogo. Na área de fonoaudiologia educacional não é diferente. No entanto, estudos e pesquisas acerca dessas áreas tornam-se fundamentais para um exercício profissional eficiente e coerente com a realidade institucional na qual esse profissional pode se deparar. Marque a alternativa CORRETA:

38 Q844348 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Quando a terapia fonoaudiológica é realizada com crianças, é muito comum envolver o uso de atividades lúdicas, uma vez que a criança aprende brincando e retém mais informações quando estas são apresentadas de forma direta, através de uma palestra ou mesmo de um texto com linguagem rebuscada. II. O fonoaudiólogo educacional deve compreender que a escola é uma instituição com dinâmica própria e peculiar, responsável pela mediação do processo de construção do conhecimento. Marque a alternativa CORRETA:

39 Q841145 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente diagnosticado com transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH), comparece para avaliação e seguimento fonoaudiológico, por apresentar dificuldades escolares, atraso de linguagem e dificuldade de atenção e memorização. Em coleta de dados durante a anamnese, a mãe relata que a criança faz uso de medicação para controle da agitação, e que apresentou melhoras após iniciar esse tratamento. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que, normalmente, uma das etapas da intervenção fonoaudiológica em crianças com TDAH seria o aprimoramento das habilidades comunicativas

40 Q845256 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil Fonoaudiologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.

O processo deve conter avaliação da responsividade social, ou seja, observar se a criança reproduz os gestos iniciados pelo terapeuta.

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