Questões de Concursos Públicos: Fontes de informação tipos

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Fontes de informação tipos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O conceito de fontes de informação é muito amplo, abrangendo manuscritos e publicações impressas, além de objetos como amostras minerais, obras de arte ou peças de museu. Julgue os itens a seguir, acerca de tipos, características e aplicabilidade das fontes de informação. Enciclopédias, dicionários, livros didáticos e impressos pedagógicos, bem como biografias, jornais, imprensa operária, televisão e vídeo, são formas de registro da informação utilizadas pelo homem na organização e disponibilização do conhecimento já adquirido, facilitando o processo de aquisição do saber.

As cinco leis de Ranganathan aplicam-se às diversas atividades bibliotecárias e estabelecem relações com os serviços prestados em bibliotecas e com as fontes de informação utilizadas para atendimento aos usuários. Acerca da aplicação dessas leis, julgue os itens a seguir.

O sistema de livre acesso e o arranjo alfabético aplicados à organização do acervo são recursos inadequados para que a biblioteca atenda aos requisitos da terceira lei — para cada livro seu leitor.

Um usuário que deseja obter a jurisprudência relativa à Lei Complementar no 135 (Lei da Ficha Limpa) deve consultar

As cinco leis de Ranganathan aplicam-se às diversas atividades bibliotecárias e estabelecem relações com os serviços prestados em bibliotecas e com as fontes de informação utilizadas para atendimento aos usuários. Acerca da aplicação dessas leis, julgue os itens a seguir.

As quatro primeiras leis orientam a gerência e a administração das bibliotecas, e a quinta lei — a biblioteca é um organismo em crescimento — enuncia o princípio fundamental que orienta o planejamento e a organização das bibliotecas.

Com relação às fontes de informação, seus tipos, características e aplicabilidade, julgue os próximos itens. Diretórios são fontes de informação primárias que servem como sinalizadores de localização ou indicadores sobre documentos secundários e terciários.

Em relação às fontes de informação jurídica, considere:

I. Para recuperar a doutrina sobre a legislação federal relativa ao meio ambiente, um deputado deverá consultar o Repositório de Documentos Legislativos do Senado Federal.

II. Órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Ministério do Trabalho são considerados fontes de informação jurídica.

III. O Sistema de Legislação Informatizada gerencia e recupera normas federais e internas da Câmara dos Deputados produzidas desde o período do Império.

IV. O Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e o Código Penal são exemplos de conjuntos de disposições legais relativas a um ramo do direito.

Está correto o que se afirma APENAS em

O conceito de fontes de informação é muito amplo, abrangendo manuscritos e publicações impressas, além de objetos como amostras minerais, obras de arte ou peças de museu. Julgue os itens a seguir, acerca de tipos, características e aplicabilidade das fontes de informação. “Tribunais e Conselhos de Contas: composição”, publicado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, traz um cadastro do Tribunal de Contas da União e seus equivalentes estaduais, com nome, endereço, telefone, fax e lista das autoridades de cada tribunal.
As fontes de informação podem ser primárias, secundárias e terciárias. As primárias contêm novas informações ou novas interpretações de ideias ou fatos, como, por exemplo,