Questões de Concursos: Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador

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31 Q890828 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Refere-se ao conjunto de práticas que tem por finalidade proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para estudantes, professores, funcionários e familiares. Esse processo pode ocorrer em distintos momentos: no início, no meio e/ou no final do ano letivo, bem como no momento da chegada e/ou saída do aluno da escola, em função de campanhas educativas, entre outras possibilidades. Essa descrição diz respeito ao

32 Q882192 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

O ambiente escolar permite o contato com experiências que não ocorrem no contexto familiar, fazendo com que tenha possibilidade de conhecer novos fatores e descobrir inúmeras habilidades. As instituições de ensino desempenham um papel de extrema importância nesse processo de aprendizagem. Sobre a função e o papel da escola, analise as afirmativas a seguir.


I. A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno.


II. A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar-se um cidadão participativo na sociedade.


III. A função da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras. Sem tais aprendizagens, dificilmente o aluno poderá exercer os seus direitos de cidadania.


Está correto o que se afirma em

33 Q901957 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Gustavo Borba, a escola do Futuro terá que entender o que os alunos buscam na escola, quais são seus sonhos a longo prazo e também suas preocupações. Ele apresenta 5 pilares de inovação para as escolas, estando entre eles, EXCETO:

34 Q901522 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Construir de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança social com compromisso na formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade, compromisso com a transformação dessa sociedade.
Este contexto está ligado a:

35 Q890526 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

A escola se caracteriza por ensinar os conteúdos dos componentes curriculares, bem como formar integralmente o ser humano. Nesse sentido, marque a opção que denota que a função social da escola está expressa corretamente.

36 Q898757 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Psicólogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Em uma instituição de ensino, um profissional observa que um estudante com dificuldades de aprendizagem está sendo constantemente negligenciado em sala de aula, o que agrava suas dificuldades. O profissional decide intervir, mas sabe que essa situação envolve outros profissionais e precisa ser abordada com cuidado para evitar conflitos e preservar o bem-estar do estudante. Nesse contexto, qual princípio ético exige que o profissional atue de forma cuidadosa, refletindo sobre o impacto de suas ações e assumindo as consequências de sua intervenção?

37 Q891968 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O conceito de habitus, desenvolvido pelo sociólogo Pierre Bourdieu, inaugurou uma perspectiva inovadora sobre a análise das instituições educacionais.
Este conceito permitiu a percepção

38 Q909123 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Em uma escola de ensino fundamental, localizada numa comunidade carente, o corpo docente enfrenta um desafio significativo. Muitos alunos vêm de famílias em situação de vulnerabilidade social, e a escola é vista como um local de refúgio e oportunidade para essas crianças. Além do ensino tradicional, a comunidade espera que a escola desempenhe um papel mais amplo na vida desses alunos, auxiliando no combate à desigualdade social e no desenvolvimento de cidadãos conscientes de sua função na sociedade. Esta é uma situação disseminada por todas as escolas públicas e privadas em todo o território brasileiro. Há queixas dos professores sobre esta grande expectativa que lhe pesa os ombros. Considerando a abrangência e a função social da escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A interpretação restrita da função social da escola focalizada, exclusivamente, em aspectos vinculados ao desenvolvimento moral e ético dos educandos, com pouca atenção à promoção e aprimoramento de competências cognitivas, revela uma visão parcial que desconsidera a integralidade do papel educativo da instituição de ensino.

II. A concepção acerca da função social da escola é uma construção profundamente influenciada por contextos culturais e características sociais singulares, o que implica que sua compreensão e alcance podem variar substancialmente de acordo com o ambiente cultural e a sociedade específica em que a instituição de ensino está inserida.

III. A função social da escola abarca a promoção do desenvolvimento global dos educandos, englobando não somente suas dimensões cognitivas, mas também as esferas sociais, emocionais e culturais e, adicionalmente, desempenha um papel fundamental na mitigação das disparidades sociais.

IV. A função social da escola faz com ela exerça um papel fundamental na mitigação das desigualdades sociais, atuando como um agente de equidade ao oferecer oportunidades educacionais justas e acessíveis, independentemente do contexto socioeconômico dos estudantes.

Está correto o que se afirma em

39 Q890818 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Maria Eugênia é uma cuidadora educacional que atua na Escola Municipal Viva Feliz do município de Trindade/GO. Atualmente, ela acompanha duas crianças autistas. A atuação dessa profissional, no ambiente escolar, não se confunde com a do professor de sala, porque o cuidador

40 Q904935 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A escola é um espaço formal de educação no qual as práticas pedagógicas intencionais são planejadas para o desenvolvimento humano de forma individual e coletiva, visandoà formação de cidadãos críticos, conscientes,competentes, comprometidose participativos. Nesse sentido,há uma função social explícita para oportunizar aconstrução de conhecimentos,a promoção da igualdade e o desenvolvimento de habilidades. Ao cumprir essas finalidades, a escola se torna um espaço de formaçãosocial e humana visandoà construçãode um mundo melhor.

Diante da importância de a escola ser considerada um espaço social para a formação de seres humanos críticos eparticipativos, analise as afirmativas abaixo:

I. A função social da escola como desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras e socioemocionaisdo indivíduo. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. III. Garantia do domínio dos conteúdos de leitura, cálculo e escrita para a participação e exercício social. IV. Colaboração para o desenvolvimentode habilidades emocionais,cognitivas visandoao preparo para omercado de trabalho e o convívio social.

Assinale a alternativa que contenha apenas as afirmaçõesCORRETAS.
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