Questões de Concursos: Geopolítica

Prepare-se para a prova com questões de Geopolítica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q482059 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Observe as afirmações relativas ao Japão:

  • Japão 1945 - um país arrasado. 
  • Japão 2007 - grande potência industrial, financeira e tecnológica.

Assinale a opção que apresenta corretamente um fator decisivo para a enorme recuperação ocorrida na economia japonesa após a II Guerra Mundial:

12 Q233589 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

"De acordo com analistas internacionais, com a perspectiva de que se duplique o uso global do carvão até 2030, as tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CAC) serão cruciais. A quantidade de dutos, pesquisas científicas e engenharia química necessários têm precedentes que já existem nos setores de petróleo e gás. Mas essa quantidade será bem superior à capacidade atual de CAC e o pessoal necessário não poderá simplesmente ser emprestado da indústria atual de combustíveis fósseis."
MORTON, Oliver. O mundo em 2010. The Economist. nº 577-4, p. 25, jan./fev. 2010. (Adaptado)

De acordo com o texto, um dos principais problemas a ser enfrentado, para a expansão das tecnologias de CAC, é a(o)

13 Q483842 | Geografia, Geopolítica, Professor II, SEE SP, VUNESP

Durante a Guerra Fria, a lógica da bipolaridade subordinou a ONU.

A afirmação

14 Q481027 | Geografia, Geopolítica, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Entre 1899 e 1903, Brasil e Bolívia — tendo em vista a questão do Acre — quase entraram em guerra aberta, mas resolveram, diplomaticamente, a situação. Na atualidade, as relações entre Brasil e Bolívia encontram-se novamente em situação delicada, mas por outro motivo. No dia internacional do trabalho, 1.º de maio, o presidente da Bolívia, Evo Morales, assinou um decreto que nacionalizou a exploração dos hidrocarbonetos (matériasprimas retiradas do subsolo do país, como o petróleo e o gás natural), atingindo diretamente os interesses do Brasil, uma vez que a PETROBRAS tem vários acordos de exploração petroquímica com aquele país. Considerando essa situação, julgue os próximos itens. Bolívia e Brasil mantêm relações diplomáticas tranqüilas, apesar das tensões comerciais surgidas desde a entrada do atual governo boliviano, que tem buscado nacionalizar o sistema de exploração dos hidrocarbonetos, prejudicando as ações da PETROBRAS naquele território.

15 Q237948 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No cenário geopolítico mundial, a proliferação de tecnologia nuclear, de uso militar, tem-se tornado uma ameaça cada vez mais real, uma vez que potências regionais se confrontam, levando em consideração seus potenciais nucleares de guerra.

No cenário apontado, são exemplos de países com recursos militares atômicos e que se confrontam num embate geopolítico:

16 Q230798 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

"Há três décadas, as tropas argentinas se renderam a forças britânicas. Era o fim da Guerra das Malvinas, arquipélago a 480 quilômetros da costa portenha, cuja soberania britânica, apesar do resultado do combate, ainda é contestada. Hoje, os dois países se veem mais uma vez em meio a uma crise sobre o controle do arquipélago."
OLIVEIRA,V. Jornal do Brasil, 28 fev. 2010, p. A25.

Expressando sua natureza geopolítica e geoeconômica, o principal motivo responsável pela reedição da crise entre os dois países consiste na intenção britânica de explorar, no arquipélago, o seguinte recurso natural:

17 Q484104 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em 1947, surgiu uma visão de que a Europa do fi nal da Segunda Guerra não havia permanecido livre e democrática como se pretendia, em função de uma nova tirania que se instalara no Leste europeu em substituição ao nazismo. Dessa forma, os Estados Unidos comprometiam-se a lutar contra o expansionismo soviético e garantir a liberdade na Europa Ocidental. Essa visão está presente em um documento que foi denominado:

18 Q481264 | Geografia, Geopolítica, Operário de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Serrana MG, CONSULT

Marque a alternativa FALSA:

19 Q484755 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens de 112 a 115.

O Tratado de Assunção, assinado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, definiu, em 1991, a formação do bloco econômico embasado nos princípios de uma união aduaneira, que se baseia em eliminação progressiva das tarifas de alfândegas entre países-membros.

20 Q483731 | Geografia, Geopolítica, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre os recentes fatos que simbolizam as mudanças geopolíticas do presente.

( ) Os Estados Unidos continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta.

( ) O Brexit, isto é, a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, é uma vitória dos políticos progressistas e liberais britânicos que nunca aceitaram o projeto de integração regional no qual os países europeus concordam em transferir poderes soberanos das instituições nacionais para um conjunto de instituições supranacionais.

( ) A Rússia, um histórico agente da geopolítica mundial, alterou suas estratégias militares e não mais se coloca como uma potência capaz de interferir nos rumos dos conflitos internacionais.

( ) Com o apoio das grandes potências globais, as manifestações políticas na Síria resultaram em consequências positivas para o país, que viu o conflito histórico entre sírios, curdos e o Estado Islâmico ser encerrado.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.