Questões de Concursos: Geopolítica

Prepare-se para a prova com questões de Geopolítica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q484096 | Geografia, Geopolítica, Analista, FINEP, CESGRANRIO

Considerando a evolução das sociedades e o seu desenvolvimento técnico-científico, há vários marcos históricos.

O momento da 3ª Revolução Industrial tem relação direta com o advento da

32 Q482050 | Geografia, Geopolítica, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A América do Sul, região na qual o Brasil se vincula ao meio internacional por sua geografia e história, é objeto de grande debate no país. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

A Argentina, com nova presidente, a única mulher com tal responsabilidade na América do Sul, já iniciou agenda de cooperação importante com o Brasil.

33 Q484908 | Geografia, Geopolítica, Geografia, IF PI, IF PI

Considerando os conhecimentos sobre a questão árabe-israelense como um dos mais importantes conflitos da geopolítica mundial contemporânea, faça a somatória das proposições FALSAS:

[3] Desde os Acordos de Washington, em 1993, intermediado pelo presidente Clinton (EUA), a comunidade internacional vem lutando para uma alternativa pacífica para a questão Palestina, haja vista que a Península do Sinai e a região da Cisjordânia são duas regiões de grande importância geopolítica e geoestratégica, apresentando-se como territórios eternos e indivisíveis, tanto para os israelenses quanto para os palestinos.

[6] No Estado de Israel, desde a década de 1990, com a retomada dos acordos de paz entre árabes e judeus, as questões de ordem étnica, cultural, religiosa e de nacionalidade vêm sendo priorizadas no processo de resolução do conflito árabeisraelense, na região do Oriente Médio, em detrimento de fatores econômicos, militares e políticos.

[12] Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, o empenho das forças militares da ONU na Palestina, através das operações denominadas “Ataques Cirúrgicos” contra os judeus, tem como objetivo principal a busca da resolução do conflito histórico entre árabes e judeus na região do Oriente Médio, criando o futuro Estado Palestino independente de Israel

[24] A atual situação geopolítica da região do Oriente Médio é marcada principalmente pelas divergências entre muçulmanos e judeus. Neste sentido, na região da Palestina, a fonte fundamental de conflitos entre árabes e israelenses é de ordem cultural e não ideológica. [48] Após a criação do Estado de Israel, as políticas belicistas apoiadas pelos Estados Unidos, denominadas operações “ Ataques Cirúrgicos”, e as mudanças das fronteiras políticas na região do Oriente Médio, levaram à formação de novos países e ao desaparecimento de outros, como foi o caso do Estado do Curdistão.

Assinale a alternativa com o resultado da somatória das proposições FALSAS:

35 Q483609 | Geografia, Geopolítica, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC

Mesmo preservando seu lugar de maior economia do mundo, nas últimas décadas, os Estados Unidos da América vêm perdendo seu poder e influência, diante do surgimento de novas potências econômi-cas globais, ancoradas na organização de sistemas produtivos altamente eficientes e produtivos, como é o caso da China. Por outro lado, é bastante perceptível a ampliação do poder de influência de algumas nações como o Japão ou a Alemanha, que passaram por uma rápida recuperação econômica nas décadas que se seguiram ao Pós II Guerra Mundial. Acrescente-se a isso a formação de grandes espaços econômicos, integrando mercados e centros de produção, como a União Europeia, ou o ritmo acelerado de crescimento de algumas economias emergentes, em todo o mundo. Diante disso, as estratégias do governo americano vinham buscando a integração de sua economia aos novos centros dinâmicos da economia global, ao incentivo de novos setores da economia, conec-tados à chamada “nova economia”, ou ainda uma presença mais marcante nos grandes debates glo-bais, envolvendo questões ambientais, novas fontes de energia limpa e renovável e uma nova forma de inserção dos EUA nos espaços multilaterais, como a ONU, a OMC e outros. No entanto, com a eleição de Donald Trump, estamos acompanhando a um verdadeiro desmonte das estratégias anteriores, com consequências ainda imprevisíveis na geopolítica global e no papel hege-mônico exercido pelos Estados Unidos na ordem global.

A seguir estão listadas algumas dessas iniciativas controversas do novo Governo dos Estados Unidos, que vêm sendo indicadas como fatos potencializadores deste novo cenário, EXCETO:

36 Q484607 | Geografia, Geopolítica, Professor II, SEE SP, VUNESP

Neste século XXI, o Japão busca uma nova inserção no sistema internacional e, em especial, no subsistema macrorregional. Para se projetar como protagonista na região Ásia/Pacífico, o Japão necessita

37 Q482826 | Geografia, Geopolítica, Analista Jurídico, TJSC SC, TJ SC

Segundo o autor do livro "O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial" Samuel Huntingtom, o mundo está dividido em nove civilizações.

Os países se agrupam de diversas maneiras, se ordenam segundo critérios econômicos, sociais e étnicos-culturais.

 

Sobre a organização dos países no cenário mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

38 Q485211 | Geografia, Geopolítica, CESPE CEBRASPE

Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. As raízes intelectuais da geopolítica residem no pensamento do francês Vidal de La Blache, autor da afirmação ?espaço é poder?.

39 Q236913 | Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobras, CESGRANRIO

No Brasil, são recorrentes ações de governo por meio de planos, projetos e programas. Em janeiro de 2007, foi implantado um programa do governo federal através de políticas econômicas que têm como uma de suas prioridades o investimento em infraestrutura nas áreas de saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outras.

Previsto para o período de 2007 a 2010, o programa do governo referido acima é o

40 Q483864 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens de 112 a 115.

Bolívia e Chile ingressaram no bloco na condição de Estados associados, ou seja, participam da união aduaneira, porém não têm voz em decisões do bloco nos âmbitos político e econômico.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.