Questões de Concursos: Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Prepare-se para a prova com questões de Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

13 Q349727 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos a serem observados na escolha do método de codificação de um instrumento de classificação, assinale a opção incorreta.

14 Q350961 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Administração Pública, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Em determinado órgão público, os documentos são acumulados nos escritórios e permanecem ali enquanto há espaço e mobiliário para armazená-los. Em seguida, eles são transferidos, sem nenhuma sistemática, para um depósito existente no subsolo do edifício-sede do órgão. Lá, o acondicionamento e o armazenamento não são adequados e a organização dada aos documentos nos escritórios é perdida por causa dessas condições. Cada setor tem autonomia para organizar os seus documentos, ou seja, não há padrão. A eliminação é feita, mesmo que não admitida, sem nenhum critério técnico-científico. Os documentos considerados sem utilidade são descartados. Percebe-se, também, uma quantidade muito grande de cópias de documentos arquivadas, em alguns casos, com os próprios originais.

Acerca da situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

A realização de um minucioso diagnóstico da situação arquivística permitirá dimensionar os problemas existentes, indicando os documentos a serem transferidos ao arquivo intermediário e recolhidos ao arquivo permanente, além dos que devem ser eliminados.

15 Q350977 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

Antes de instituir o programa, o arquivista deverá realizar a identificação do acervo documental acumulado na unidade central e nas unidades regionais da instituição.

16 Q349698 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assinale a opção correta em relação à avaliação de documentos.

17 Q349797 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos arquivos correntes, é correto afirmar que

18 Q349557 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado "A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação". Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:

19 Q351444 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

O gerente do departamento de contabilidade de um órgão público criou uma equipe de seis funcionários com a incumbência de descobrir formas de reduzir o tempo necessário para a realização de alguns processos do departamento. A equipe irá se reunir durante algumas horas por semana, por três meses, para avaliar a situação e apresentar propostas para redução dos prazos dos processos.

Esse tipo de equipe é conhecida como:

20 Q350377 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A organização dos arquivos intermediários consiste no estabelecimento de normas precisas que regem a transferência, do setor de trabalho para os locais previstos para esse fim, a organização, a recuperação e a conservação dos documentos intermediários que os compõem. Para tal, o arquivista deve respeitar certo número de elementos de base. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.