Questões de Concursos: Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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21 Q349760 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Assistente de Administração, CEFET SC, ESAG

O arquivo constitui-se num centro de informações. Quando bem organizado evita a duplicidade de trabalho, possibilita rápida localização de documentos, preserva, guarda e conserva informações. De acordo com o modo de guardar os documentos, pode-se classificá-los em:

22 Q350762 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado “A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação”. Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:

23 Q350978 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

É consenso entre os autores que trataram ou abordaram o problema da organização de documentos arquivísticos que a classificação, para se realizar, para se materializar, necessita de um instrumento. O instrumento de classificação aparece na literatura arquivística com várias denominações: plano de classificação; quadro de classificação; quadro de arranjo; código de classificação; arranjo; tabela de classificação; sistema de classificação; esquema de classificação. A respeito do instrumento de classificação, julgue os itens abaixo.

I O instrumento de classificação deve: ter títulos únicos e documentados; ser flexível; ter uma determinada permanência.

II A fratura existente entre as práticas nos arquivos correntes e nos arquivos permanentes não refletiu na concepção do instrumento de classificação de documentos arquivísticos.

III O instrumento de classificação pode ser percebido como uma espécie particular de linguagem de estrutura hierárquica, pois serve para identificar um documento, que só obtém pleno sentido por meio de sua integração dentro de uma hierarquia.

Assinale a opção correta.

24 Q350394 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos. Não se inclui entre tais contribuições

26 Q349940 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O protocolo desempenha uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a de registro, que pode ser definida como

27 Q350379 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

Na construção de prédio para arquivo é recomendada a construção subterrânea, tendo em vista o peso do acervo.

28 Q349570 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Constam no acervo de caráter permanente de uma instituição documentos textuais, iconográficos e micrográficos. Considerando o tratamento e o acesso ao acervo, julgue os itens a seguir.

Por meio das informações do guia do arquivo, o pesquisador poderá identificar os conjuntos documentais de seu interesse e tomar ciência das condições de consulta.

29 Q351405 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Os documentos que não compõem o acervo arquivístico deverão ser encaminhados aos setores responsáveis por sua guarda, tratamento e manuseio.

30 Q350744 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A organização dos arquivos intermediários consiste no estabelecimento de normas precisas que regem a transferência, do setor de trabalho para os locais previstos para esse fim, a organização, a recuperação e a conservação dos documentos intermediários que os compõem. Para tal, o arquivista deve respeitar certo número de elementos de base. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

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