Questões de Concursos: Gestão Democrática

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11 Q864488 | Pedagogia, Gestão Democrática, Inspetor Educacional, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Ao realizar a visita de inspeção educacional regular em uma escola, uma inspetora leu o Termo de Visita anterior para relembrar as ações e orientações que desenvolveu na escola no último encontro. Em seguida, reuniu‑se com a diretora da escola para obter informações gerais da gestão escolar e a orientou quanto à aplicação das normas referentes ao quadro de pessoal. Na sequência, reuniu‑se com a supervisão pedagógica para acompanhar o monitoramento da aprendizagem dos estudantes, e com a secretária escolar para assegurar‑se da autenticidade e fidedignidade da escrituração escolar. Além disso, reservou horário para atendimento a professores que desejassem com ela conversar. Ao término, lavrou o Termo de Visita, que foi lido e assinado pela diretora e por ela, inspetora educacional.
Ao abordar a importância do inspetor escolar para a educação contemporânea, Figueiredo (2020) defende que esse profissional, a exemplo da atuação da inspetora educacional do caso apresentado, deve

12 Q898162 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Leia as asserções posteriores, assinale a alternativa correspondente.


I – A relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos e, decididamente, o cumprimento de responsabilidades compartilhadas, conforme uma mínima divisão de tarefas e alto grau de profissionalismo de todos.


II - Portanto, a organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação.

13 Q882648 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A estruturação de um processo de planejamento participativo, envolvendo todos os atores escolares, promove um ambiente educacional mais democrático e colaborativo. No contexto do planejamento participativo no ambiente escolar, assinale a alternativa que apresenta o principal benefício desse tipo de abordagem.

14 Q895556 | Pedagogia, Gestão Democrática, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Com relação à implementação de uma gestão democrática na escola, é correto afirmar que a participação efetiva da comunidade escolar nas decisões administrativas e pedagógicas promove:

15 Q889346 | Pedagogia, Gestão Democrática, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado]. A gestão democrática da escola "> Leia o texto a seguir.
A gestão democrática da escola é fundamental para garantir a participação de todos os envolvidos no processo educacional, desde alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em geral. Ela permite que todos tenham voz e sejam ouvidos, contribuindo para a tomada de decisões de forma coletiva e transparente. O Plano Nacional de Educação (PNE), por sua vez, estabelece como uma de suas metas a promoção da gestão democrática da educação, visando garantir a participação da comunidade escolar na elaboração e execução das políticas educacionais. Portanto, a realização das eleições para diretores nas escolas municipais de Rio Branco representa um passo importante na consolidação da gestão democrática e da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a educação de qualidade.
Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2014. Disponível em: <https://pne.mec.gov.br/>. Acesso em: 08 abr. 2024. [Adaptado].

A gestão democrática da escola

16 Q893650 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na gestão democrática das Instituições de Educação Infantil, ampliam-se as possibilidades de garantir práticas comprometidas com as crianças e suas famílias. Essa tarefa institucional caracteriza-se pela ética do cuidado e da educação, exigindo que haja articulação entre o gestor da secretaria municipal de educação e o gestor da instituição de educação infantil, para:

17 Q907335 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Segundo Veiga (1998), “a abordagem do projeto político-pedagógico (PPP), como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita”.

São princípios norteadores do PPP:

18 Q899505 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A participação tem sido exercida sob inúmeras formas e nuances no contexto escolar, desde a participação como manifestação de vontades individualistas até a expressão efetiva de compromisso social e organizacional, traduzida em atuações concretas e objetivas, voltadas para a realização conjunta de objetivos. Em decorrência dessa variação, o sentido afetivo da participação se expressa pela peculiaridade da prática exercida e seus resultados. Assim é que se pode observar, em diferentes contextos, a prática diferenciada da participação por sua abrangência e seu poder de influência. Sobre a forma de participação como presença, analisar os itens.

I. É participante quem pertence a um grupo ou organização, independentemente de sua atuação nele.

II. São considerados como participantes de uma turma de alunos aqueles que, sem mesmo terem ou exercerem voz ativa sobre o que fazem ou que acontece com e no grupo como um todo e no desenvolvimento das aulas, estão fisicamente presentes em suas atividades.

III. A participação, em alguns casos, pode ocorrer por obrigatoriedade, por eventualidade ou por necessidade, e não por intenção e vontade própria.

Está CORRETO o que se afirma:

19 Q882649 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

O planejamento e a organização do trabalho pedagógico são fundamentais para garantir um ensino eficaz e produtivo. Envolver toda a comunidade escolar no planejamento pode tornar o ambiente educacional mais colaborativo e democrático. No que se refere ao papel do Conselho Escolar no planejamento participativo, assinale a alternativa correta.

20 Q898067 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A relação entre os profissionais de ensino e a comunidade escolar desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional das crianças, exigindo uma comunicação eficiente e uma cooperação mútua. Dadas as alternativas abaixo, qual a forma mais adequada de promover essa interação?
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