Ao realizar a visita de inspeção educacional regular em
uma escola, uma inspetora leu o Termo de Visita anterior
para relembrar as ações e orientações que desenvolveu
na escola no último encontro. Em seguida, reuniu‑se
com a diretora da escola para obter informações gerais
da gestão escolar e a orientou quanto à aplicação das
normas referentes ao quadro de pessoal. Na sequência,
reuniu‑se com a supervisão pedagógica para acompanhar
o monitoramento da aprendizagem dos estudantes, e com
a secretária escolar para assegurar‑se da autenticidade
e fidedignidade da escrituração escolar. Além disso,
reservou horário para atendimento a professores que
desejassem com ela conversar. Ao término, lavrou o Termo
de Visita, que foi lido e assinado pela diretora e por ela,
inspetora educacional.
Ao abordar a importância do inspetor escolar para a
educação contemporânea, Figueiredo (2020) defende
que esse profissional, a exemplo da atuação da inspetora
educacional do caso apresentado, deve
a) reforçar o caráter fiscalizador de sua prática, dada a
prerrogativa de representar o poder estatal ao visitar
a escola in loco.
b) realizar diálogo com os diversos atores da instituição
escolar para acolher suas demandas e orientá‑los.
c) posicionar‑se como a principal liderança nos
estabelecimentos escolares.
d) priorizar a função burocrática de sua atuação em
relação à função pedagógica.