[...] forma de possibilitar que todos os seres envolvidos na instituição possam exercer com maior assertividade sua cidadania,
se relacionar melhor e alcançar a liberdade de expressão, porque cada um dos envolvidos carrega em si um conhecimento,
que é único e que pode ser somado ao do seu colega e, no caso, por se tratar de escola, aos alunos. Essa troca faz com que a
cada dia os envolvidos incorporem mais conhecimentos, sejam eles formais ou informais, tornando-os mais responsáveis,
autônomos e criativos.
(ARAÚJO, Maria Cristina Munhoz. Gestão escolar. Curitiba: IESDE, 2009. Pág. 20, com adaptações.)
Com relação aos quatro elementos que corroboram para o desenvolvimento do formato de gestão escolar democrática,
assinale a alternativa correta.
a) Transparência, pluralismo, autonomia e equidade.
b) Autonomia, Comunidade Escolar, Conselho de Classe e participação
c) Conselho de classe, conselhos escolares, Associação de Pais e Mestres (APM) e Grêmio estudantil.
d) Participação, pluralismo, autonomia e transparência.