Questões de Concursos: Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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11 Q322593 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de

12 Q327996 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity - tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

13 Q326272 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Diretor de Escola, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve

14 Q320867 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:

15 Q326092 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

A gestão democrática será um modelo de administração da educação quando:

16 Q327389 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Para a criação de um ambiente e de uma cultura participativa, segundo Heloísa Luck (2006), é necessário a organização social investir em:

I) Criação de uma visão de conjunto associada a uma ação cooperativa.

II) Promoção de um clima de confiança e reciprocidade.

III) Valorização das capacidades e aptidões dos participantes.

IV) Desenvolvimento da prática da assunção de responsabilidades individuais.

V) Quebra de arestas e eliminação de divisões.

Estão corretas:

17 Q320567 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:

18 Q320162 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Instituto Federal de Educação, FUNCERN

Em relação às concepções de gestão educacional, é correto afirmar que a gestão

19 Q320228 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

O registro principal da gestão democrática é:

20 Q320746 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC

A gestão pública atravessa mudanças sistemáticas, dentre elas o foco gerencial nos resultados culminando na gestão de pessoas com ênfase nos fins. São muitos os fatores que manifestam uma gestão de pessoas eficaz (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). A respeito dos princípios que a iniciativa pública deverá valorizar reconhecendo seus funcionários e tê-los como colaboradores na produção e oferta de seus serviços aos usuáriosclientes, considere as proposições a seguir:

I. Competência, conhecimento, habilidades, atenção na seleção, contratação e treinamento.

II. Capacitação, cooperação, motivação, definição de uma política de cargos e salários.

III. Distribuição funcional bem organizada, uma liderança participativa e flexível por meio de uma administração conjunta e eficaz.

Estão corretas as proposições:

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