Questões de Concursos: Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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101 Q327378 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo.

A situação apresentada ilustra um modelo burocratizado de organização que se sustenta na divisão do trabalho e na fragmentação da ação educativa.

102 Q319599 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.

A existência de uma coordenação para realizar o papel de liderança do grupo é dispensável em um planejamento participativo devido à dimensão democrática desse tipo de planejamento.

103 Q322146 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.

Para a realização de um planejamento participativo, os grupos devem ser compostos da forma mais homogênea possível para se evitar a interferência de conflitos, proporcionando uma harmonia de idéias.

104 Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

A seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1

I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI).

II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

III) Avaliação Institucional.

IV) Projetos Pedagógicos de Cursos.

Coluna 2

( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição.

( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas.

( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo.

105 Q328167 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo

O declínio da angústia de separação dos familiares, a noção de ter uma identidade própria, a aceitação dos padrões estipulados pelas gerações mais velhas e a emergência de emoções "secundárias" são características que costumam marcar o desenvolvimento

106 Q321303 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Planejamento Participativo pressupõe:

I. Colaboração dos participantes na discussão da organização institucional; porém, não interferindo nas definições de estratégias que é função de especialistas.

II. Descentralização e caminho para a democratização da gestão institucional.

III. Participação de todos envolvidos num debate democrático, incorporação dos significados das diferentes práticas sociais, individuais e coletivas, nas decisões.

IV. Procedimentos, estratégias e conteúdos organizados e sistematizados por um coordenador.

V. Planejamento, acompanhamento e avaliação das proposições e ações planejadas e replanejamento.

VI. Elaboração de projetos somente pela comunidade escolar, em especial, pelos alunos e pais.

Está correto o que se afirma APENAS em

107 Q327775 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A gestão democrática, de acordo com Gadotti (1994), apóia-se em alguns princípios. Analise as alternativas abaixo em relação aos princípios mencionados pelo citado autor:

 I. Desenvolvimento de uma consciência crítica.

II. Envolvimento das pessoas.

III. Participação e cooperação.

IV. Autonomia.

V. Desenvolvimento organizacional.

VI. Qualidade total.

VII. Avaliação dos professores pela direção da escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

109 Q326381 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo.

Na hipótese considerada, o tipo de articulação na construção do PDI é considerado um meio de exercício do trabalho pedagógico coletivo.
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