Questões de Concursos: Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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41 Q319911 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.

Participação, nesta concepção de planejamento, inclui

42 Q321456 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista, MPOG, ESAF

Indique se as afirmativas relativas à gestão do conhecimento são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de criação, registro, disseminação e aplicação do conhecimento nas organizações.

( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de diagnóstico, desenho, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional.

( ) A gestão do conhecimento visa à melhoria do desempenho individual pela criação de valores competitivos.

( ) A gestão do conhecimento apóia-se na tecnologia da informação, adotando práticas de e-learning, comunidades virtuais, entre outras.

Selecione a opção correta.

43 Q328883 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:

45 Q319352 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

47 Q320983 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.

( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.

( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.

( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

48 Q324046 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.

49 Q322352 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica

50 Q327577 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

“Em suas diferentes vocaç es, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa participante tende a ser concebida como um instrumento, um método de ação científica ou um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais amplo e de maior continuidade do que a pr pria pesquisa”. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007). Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, os autores apontam que a pesquisa:
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