Questões de Concursos: Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Prepare-se para a prova com questões de Gestão Educacional e Planejamento Participativo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q319576 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

82 Q328407 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

No planejamento participativo,

83 Q327534 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.

Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

84 Q328420 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Recusando a idéia de que o professor é um mero expectador das políticas educacionais ? um mero técnico ou burocrata que apenas executa as diretrizes político-pedagógicas vindas dos órgãos superiores, sem refleti-las e participar de alguma forma de sua elaboração ? continuo a acreditar que a formação continuada possa ser uma formação verdadeiramente profissional, alicerçada na coresponsabilidade, na capacidade e no poder de mudança pelos professores de cada uma das escolas...

A concepção acima, pressupõe que a inovação e a atualização do Professor serão atingidas através de:

85 Q324045 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos. Os desafios dos cursos corporativos a distância incluem restrições situacionais do ambiente de trabalho, conflitos de papéis, falta de apoio organizacional, tarefas incompatíveis com os estudos, interferências e interrupções, pressões do tempo, flexibilização do tempo e diferença no ritmo da aprendizagem.

86 Q324516 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.

A visão fragmentada da organização do trabalho escolar é superada pela possibilidade de participação de diferentes segmentos no planejamento participativo.

89 Q325221 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.

A priorização da questão orçamentária em um planejamento prejudica o sucesso da intervenção na realidade oriunda de um planejamento participativo.

90 Q321773 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Sobre planejamento e gestão de projetos educacionais, de acordo com MOURA e BARBOSA (2006), analise as afirmações a seguir:

I) Projetos simples podem ser monitorados por meio do Plano de Ação com especificação de prazos, atividades e produtos.

II) Os instrumentos de coleta de dados em projetos educacionais podem ser agrupados segundo os meios de obtenção: observação, análise documental, consulta direta.

III) O modelo de implementação para um projeto é uma organização orientada para execução e depende da cultura gerencial da instituição.

IV) As novas tecnologias da informação e comunicação deram origem a novas formas de gestão de projetos, superando barreiras de tempo e espaço entre os participantes.

V) O Relatório Final contém uma breve história do projeto e uma avaliação final de desempenho, em suas diversas instâncias.

Estão corretas as afirmativas:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.