Questões de Concursos: Gestão da Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Gestão da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q880699 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

“A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática [...]” (Freire, 2003, s.n.). De acordo com Mendonça (2019) com esta afirmação, Freire (2003) sinaliza que a educação sempre é um determinado conjunto de ideias relativas ao conhecimento sendo praticadas. Assinale a alternativa CORRETA quanto à prática no ambiente escolar. Fonte: MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. O Curso Normal em nível médio e a construção de projetos interdisciplinares. Anais do VI Congresso de Psicopedagogia do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia (GEPPE/UFU) e o II Encontro de Pesquisadores em Psicopedagogia Escolar, 2019.

12 Q907291 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Conceituada originalmente por Vygotsky na década de 1920, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) corresponde a um conceito central na Psicologia Sociocultural ou Sócio-histórica, sendo descrita como a

14 Q867977 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Na elaboração de propostas pedagógicas para sua turma de educação infantil, Gisele faz questão de inserir atividades que envolvem sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Fazendo assim, a professora está respeitando os princípios:

15 Q880586 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Nos últimos anos, o debate sobre as concepções de educação e escola tem se intensificado, refletindo diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Dentre as diversas correntes teóricas, destaca-se a perspectiva progressista, que enfatiza a participação ativa do aluno no processo educativo, buscando uma educação libertadora e crítica. Por outro lado, há correntes conservadoras que defendem uma visão mais tradicional e autoritária da educação, com ênfase na transmissão de conhecimentos e na disciplina escolar.
Qual das seguintes afirmações representa uma perspectiva progressista sobre as concepções de educação e escola?

16 Q907290 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Considerando as diferentes abordagens pedagógicas que influenciaram a Educação ao longo da história, é correto afirmar que

17 Q909126 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

A gestão da aprendizagem é um componente crucial no campo da educação, que se concentra na organização e otimização do processo de ensino e aprendizagem. A gestão da aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar. Também é relevante em ambientes de ensino on-line, treinamento corporativo e em qualquer contexto em que a aprendizagem seja uma prioridade. A adoção de abordagens eficazes de gestão da aprendizagem pode melhorar, significativamente, os resultados da educação, capacitando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Portanto, a gestão da aprendizagem desempenha um papel vital na promoção da educação de qualidade e no desenvolvimento de indivíduos bem preparados para a vida e a carreira. Um dos princípios fundamentais da gestão da aprendizagem é

18 Q909397 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A teoria que compreende a aprendizagem não só como um resultado, mas sim o próprio desenvolvimento da criança, sendo que ocorre através de um processo ativo de construção do conhecimento pelo indivíduo, é chamada de:

19 Q892835 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Considerando a importância das medidas de primeiros socorros e segurança no ambiente escolar, qual a atitude adequada a ser tomada por um profissional, diante de um aluno que sofreu uma queda e aparenta estar consciente, porém queixa-se de dores no braço?

20 Q897048 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que uma simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivências e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo. Sendo assim, considere que, durante uma reunião de supervisão pedagógica, um coordenador observa que alguns professores estão com dificuldades em implementar estratégias de ensino diferenciadas para atender às necessidades dos alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o supervisor pedagógico deve proceder para ajudar esses professores a melhorar em suas práticas?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.