Início Questões de Concursos Gestão da Aprendizagem Resolva questões de Gestão da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Gestão da Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q1006635 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022Qualidade é um conceito construído continuamente. Um conceito potente, assim, ao ser construído e reconstruído atende a necessidade de cada escola instituindo a autonomia de conduzir a escolha das metodologias à qualidade da educação. Sobre esta temática, analise as afirmativas abaixo. I. A escola necessita ter um processo pedagógico compartilhado entre os professores para levar os estudantes à aprendizagem. II. A escola necessita ter uma estratégia para envolver as famílias e permitir sua participação no projeto político pedagógico. III. Existe um modelo único para a escola de qualidade. IV. Não existe um modelo único para a escola de qualidade. Estão corretas as afirmativas. ✂️ a) II e IV, apenas ✂️ b) I, II e IV, apenas ✂️ c) I, II, III e IV ✂️ d) II e III, apenas ✂️ e) III, apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q888245 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024Em relação ao conceito de aprendizagem, de acordo com a teoria sociocultural, assinalar a alternativa CORRETA: ✂️ a) É o processo distribuído, interativo, contextual que é resultado da participação dos alunos em uma comunidade de prática. ✂️ b) Envolve a interiorização de um conjunto de fatos, de conhecimentos e de habilidades motoras, sonoras e visuais, propostos pela escola. ✂️ c) Ocorre por meio da memorização e reprodução dos saberes, através de um enfoque sistêmico, buscando otimizar o saber do aluno. ✂️ d) Engloba a organização dos elementos para experiências curriculares em que o principal recurso de aprendizagem dos alunos é o professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q907292 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024A cognição pode ser definida como os processos conscientes e inconscientes pelos quais o conhecimento é acumulado. Considerando-se isso, dentre os tipos de processos cognitivos que incluem habilidades cognitivas figuram: ✂️ a) a afetividade, a disciplina, a linguagem computacional, a memória e o respeito. ✂️ b) a adaptação social, a assertividade, o controle de gastos, a emoção, a linguagem corporal e a percepção social. ✂️ c) a aprendizagem, a atenção, a escrita, a leitura, a linguagem, a memória, o pensamento e a percepção. ✂️ d) o assovio, a atenção, a conversa, a declamação, a escrita, a memória, o pensamento e o respeito. ✂️ e) a argumentação, a descrição, a leitura, a linguagem, a percepção e a voz mansa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q867977 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024Na elaboração de propostas pedagógicas para sua turma de educação infantil, Gisele faz questão de inserir atividades que envolvem sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Fazendo assim, a professora está respeitando os princípios: ✂️ a) estéticos ✂️ b) políticos ✂️ c) morais ✂️ d) éticos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q909390 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024Vygotsky (1997) afirma que há um percurso no desenvolvimento infantil que é definido pelo processo de maturação pertencente à filogênese, mas somente o aprendizado é que irá possibilitar o desenvolvimento dos processos superiores na ontogênese. Portanto, o desenvolvimento cultural não acontece da mesma forma, já que na criança com desenvolvimento típico, ele tende a se desenvolver em paralelo ao natural e na criança com deficiência, há necessidade de aparatos culturais diferentes para a apropriação da cultura. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto. ✂️ a) A deficiência é o fator primário que causa o comprometimento nas funções superiores, e não está na qualidade ou quantidade de constructos culturais que são compartilhados e apropriados pela criança com deficiência na sua interação com o mundo. ✂️ b) A deficiência não é o fator primário que causa o comprometimento nas funções superiores, mas sim a qualidade e a quantidade de constructos culturais que são compartilhados e apropriados pela criança com deficiência para que possa interagir com o mundo. ✂️ c) O desenvolvimento incompleto das funções inferiores na criança com deficiência aparece, usualmente, como um fenômeno secundário, suplementar, que se ergue sobre a base de suas particularidades secundárias. ✂️ d) A dificuldade do desenvolvimento social determina o desenvolvimento incompleto das funções psíquicas inferiores, as quais, quando é normal o curso das coisas, surgem diretamente na relação com o desenvolvimento da atividade coletiva da criança. ✂️ e) As funções psíquicas que surgiram no processo de desenvolvimento histórico da humanidade e cuja estruturação depende do comportamento coletivo da criança constituem o campo que admite em maior medida o nivelamento e a atenuação das consequências do defeito; contudo, não apresenta as maiores possibilidades para uma influência educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q892835 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Considerando a importância das medidas de primeiros socorros e segurança no ambiente escolar, qual a atitude adequada a ser tomada por um profissional, diante de um aluno que sofreu uma queda e aparenta estar consciente, porém queixa-se de dores no braço? ✂️ a) Aplicar compressas frias na área lesionada. ✂️ b) Imobilizar o braço atingido e acionar imediatamente o serviço de emergência. ✂️ c) Realizar massagem no local da dor para aliviar o desconforto. ✂️ d) Incentivar o aluno a movimentar o braço para verificar a extensão da lesão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q893924 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Estabelecer uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento de qualquer estudante, não importa a idade ou o nível de formação. Considerando que o processo de aprendizagem é uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas, para compartilhamento de experiências e informações, NÃO se trata de uma boa relação entre professor e aluno, quando o professor: ✂️ a) Promove rodas de conversa, desenvolve projetos em grupos e um espaço agradável para descanso durante os intervalos. ✂️ b) Porta-se como uma figura que detém todo o conhecimento, pois é aquele que ensina os estudantes e transmite os conhecimentos. ✂️ c) Realiza a proposição de atividades que instiguem a curiosidade e a criatividade dos alunos e os faça enfrentar desafios na busca por respostas. ✂️ d) Incentiva o diálogo, pois é determinante no processo de construção do conhecimento, já que o aprendizado está relacionado à interação com outras pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q1011529 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à andragogia, julgue o item a seguir.O contrato de aprendizagem desenvolvido no contexto da andragogia tem o objetivo de estabelecer, de forma colaborativa entre educador e educando, seus objetivos, suas responsabilidades e os critérios de avaliação da aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q954697 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Atendente de Creche, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental requer atenção para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. Sobre essa transição, analisar os itens. I. É necessário um equilíbrio entre as mudanças introduzidas e a continuidade das aprendizagens. II. A nova etapa precisa ser construída com base no que os educandos não sabem e não são capazes de fazer, pois precisam perceber que têm muito a aprender. III. É necessário estabelecer estratégias de acolhimento e de adaptação para as crianças. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas nos itens I e II. ✂️ b) Apenas nos itens I e III. ✂️ c) Apenas nos itens II e III. ✂️ d) Em todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q1011530 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à andragogia, julgue o item a seguir.É importante que a educação de jovens e adultos se articule com a educação profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q909677 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Física, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024Tomando como referência a explicação de José Carlos Libânio (2013, p. 135), a “atividade cognoscitiva do aluno por meio de tarefas concretas e práticas, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos, habilidades e hábitos sob direção do professor” denomina-se: ✂️ a) Ensino. ✂️ b) Avaliação. ✂️ c) Estudo. ✂️ d) Planejamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q996722 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025O profissional que compreende a importância da comunicação estuda estratégias para receber transmitir informações com clareza e consegue ser mais assertivo nas intervenções educativas presenciais ou remotas. O profissional que governa a comunicação pedagógica, deve agregar um conjunto de habilidades que favoreçam o bom desempenho em relação às ações efetivas nas áreas do conhecimento. O domínio do saber comunicar-se traz muitas vantagens para auxiliar o profissional a desenvolver um processo de ensino melhor e/ou a construção da proposta de trabalho mais objetiva, clara e assertiva. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo que caracterizam as vantagens do domínio da comunicação pedagógica e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Clareza no conteúdo transmitiddo e bom senso. ( ) Fluência mitigada no ambiente profissional. ( ) Dinamismo e uso adequado dos recursos expressivos. ( ) Possibilidades diversificadas de comunicação e de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V - F - V - V ✂️ b) F - F - V - V ✂️ c) V - F - V - F ✂️ d) F - V - V - V ✂️ e) F - F - V - F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
21Q1006635 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022Qualidade é um conceito construído continuamente. Um conceito potente, assim, ao ser construído e reconstruído atende a necessidade de cada escola instituindo a autonomia de conduzir a escolha das metodologias à qualidade da educação. Sobre esta temática, analise as afirmativas abaixo. I. A escola necessita ter um processo pedagógico compartilhado entre os professores para levar os estudantes à aprendizagem. II. A escola necessita ter uma estratégia para envolver as famílias e permitir sua participação no projeto político pedagógico. III. Existe um modelo único para a escola de qualidade. IV. Não existe um modelo único para a escola de qualidade. Estão corretas as afirmativas. ✂️ a) II e IV, apenas ✂️ b) I, II e IV, apenas ✂️ c) I, II, III e IV ✂️ d) II e III, apenas ✂️ e) III, apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q888245 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024Em relação ao conceito de aprendizagem, de acordo com a teoria sociocultural, assinalar a alternativa CORRETA: ✂️ a) É o processo distribuído, interativo, contextual que é resultado da participação dos alunos em uma comunidade de prática. ✂️ b) Envolve a interiorização de um conjunto de fatos, de conhecimentos e de habilidades motoras, sonoras e visuais, propostos pela escola. ✂️ c) Ocorre por meio da memorização e reprodução dos saberes, através de um enfoque sistêmico, buscando otimizar o saber do aluno. ✂️ d) Engloba a organização dos elementos para experiências curriculares em que o principal recurso de aprendizagem dos alunos é o professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q907292 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024A cognição pode ser definida como os processos conscientes e inconscientes pelos quais o conhecimento é acumulado. Considerando-se isso, dentre os tipos de processos cognitivos que incluem habilidades cognitivas figuram: ✂️ a) a afetividade, a disciplina, a linguagem computacional, a memória e o respeito. ✂️ b) a adaptação social, a assertividade, o controle de gastos, a emoção, a linguagem corporal e a percepção social. ✂️ c) a aprendizagem, a atenção, a escrita, a leitura, a linguagem, a memória, o pensamento e a percepção. ✂️ d) o assovio, a atenção, a conversa, a declamação, a escrita, a memória, o pensamento e o respeito. ✂️ e) a argumentação, a descrição, a leitura, a linguagem, a percepção e a voz mansa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q867977 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024Na elaboração de propostas pedagógicas para sua turma de educação infantil, Gisele faz questão de inserir atividades que envolvem sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Fazendo assim, a professora está respeitando os princípios: ✂️ a) estéticos ✂️ b) políticos ✂️ c) morais ✂️ d) éticos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q909390 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024Vygotsky (1997) afirma que há um percurso no desenvolvimento infantil que é definido pelo processo de maturação pertencente à filogênese, mas somente o aprendizado é que irá possibilitar o desenvolvimento dos processos superiores na ontogênese. Portanto, o desenvolvimento cultural não acontece da mesma forma, já que na criança com desenvolvimento típico, ele tende a se desenvolver em paralelo ao natural e na criança com deficiência, há necessidade de aparatos culturais diferentes para a apropriação da cultura. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto. ✂️ a) A deficiência é o fator primário que causa o comprometimento nas funções superiores, e não está na qualidade ou quantidade de constructos culturais que são compartilhados e apropriados pela criança com deficiência na sua interação com o mundo. ✂️ b) A deficiência não é o fator primário que causa o comprometimento nas funções superiores, mas sim a qualidade e a quantidade de constructos culturais que são compartilhados e apropriados pela criança com deficiência para que possa interagir com o mundo. ✂️ c) O desenvolvimento incompleto das funções inferiores na criança com deficiência aparece, usualmente, como um fenômeno secundário, suplementar, que se ergue sobre a base de suas particularidades secundárias. ✂️ d) A dificuldade do desenvolvimento social determina o desenvolvimento incompleto das funções psíquicas inferiores, as quais, quando é normal o curso das coisas, surgem diretamente na relação com o desenvolvimento da atividade coletiva da criança. ✂️ e) As funções psíquicas que surgiram no processo de desenvolvimento histórico da humanidade e cuja estruturação depende do comportamento coletivo da criança constituem o campo que admite em maior medida o nivelamento e a atenuação das consequências do defeito; contudo, não apresenta as maiores possibilidades para uma influência educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q892835 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Considerando a importância das medidas de primeiros socorros e segurança no ambiente escolar, qual a atitude adequada a ser tomada por um profissional, diante de um aluno que sofreu uma queda e aparenta estar consciente, porém queixa-se de dores no braço? ✂️ a) Aplicar compressas frias na área lesionada. ✂️ b) Imobilizar o braço atingido e acionar imediatamente o serviço de emergência. ✂️ c) Realizar massagem no local da dor para aliviar o desconforto. ✂️ d) Incentivar o aluno a movimentar o braço para verificar a extensão da lesão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q893924 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Estabelecer uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento de qualquer estudante, não importa a idade ou o nível de formação. Considerando que o processo de aprendizagem é uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas, para compartilhamento de experiências e informações, NÃO se trata de uma boa relação entre professor e aluno, quando o professor: ✂️ a) Promove rodas de conversa, desenvolve projetos em grupos e um espaço agradável para descanso durante os intervalos. ✂️ b) Porta-se como uma figura que detém todo o conhecimento, pois é aquele que ensina os estudantes e transmite os conhecimentos. ✂️ c) Realiza a proposição de atividades que instiguem a curiosidade e a criatividade dos alunos e os faça enfrentar desafios na busca por respostas. ✂️ d) Incentiva o diálogo, pois é determinante no processo de construção do conhecimento, já que o aprendizado está relacionado à interação com outras pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q1011529 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à andragogia, julgue o item a seguir.O contrato de aprendizagem desenvolvido no contexto da andragogia tem o objetivo de estabelecer, de forma colaborativa entre educador e educando, seus objetivos, suas responsabilidades e os critérios de avaliação da aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q954697 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Atendente de Creche, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental requer atenção para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. Sobre essa transição, analisar os itens. I. É necessário um equilíbrio entre as mudanças introduzidas e a continuidade das aprendizagens. II. A nova etapa precisa ser construída com base no que os educandos não sabem e não são capazes de fazer, pois precisam perceber que têm muito a aprender. III. É necessário estabelecer estratégias de acolhimento e de adaptação para as crianças. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas nos itens I e II. ✂️ b) Apenas nos itens I e III. ✂️ c) Apenas nos itens II e III. ✂️ d) Em todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q1011530 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à andragogia, julgue o item a seguir.É importante que a educação de jovens e adultos se articule com a educação profissional. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q909677 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Física, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024Tomando como referência a explicação de José Carlos Libânio (2013, p. 135), a “atividade cognoscitiva do aluno por meio de tarefas concretas e práticas, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos, habilidades e hábitos sob direção do professor” denomina-se: ✂️ a) Ensino. ✂️ b) Avaliação. ✂️ c) Estudo. ✂️ d) Planejamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q996722 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025O profissional que compreende a importância da comunicação estuda estratégias para receber transmitir informações com clareza e consegue ser mais assertivo nas intervenções educativas presenciais ou remotas. O profissional que governa a comunicação pedagógica, deve agregar um conjunto de habilidades que favoreçam o bom desempenho em relação às ações efetivas nas áreas do conhecimento. O domínio do saber comunicar-se traz muitas vantagens para auxiliar o profissional a desenvolver um processo de ensino melhor e/ou a construção da proposta de trabalho mais objetiva, clara e assertiva. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo que caracterizam as vantagens do domínio da comunicação pedagógica e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Clareza no conteúdo transmitiddo e bom senso. ( ) Fluência mitigada no ambiente profissional. ( ) Dinamismo e uso adequado dos recursos expressivos. ( ) Possibilidades diversificadas de comunicação e de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V - F - V - V ✂️ b) F - F - V - V ✂️ c) V - F - V - F ✂️ d) F - V - V - V ✂️ e) F - F - V - F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro