Questões de Concursos: Gestão de Competências

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11 Q220003 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Quanto à gestão por competência, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
Posteriormente escolha a sequência que condiz com a sua opção:

(___) A Gestão por Competências nasceu para replicar questões particulares do cenário empresarial; porém, é ineficaz e a corporação não deve dar menção a esta categoria de conhecimento empresarial.

(___) A emergência desta metodologia de gestão representa uma tentativa de resposta à necessidade de superação da concorrência num mercado globalizado.

(___) As exigências por agilidade, diferenciação e inovação contínua, as demandas de aprendizagem e de criação do conhecimento para lidar com questões inéditas e surpreendentes que surgem a cada dia no contexto organizacional demandaram o surgimento da gestão por competências.

(___) Seu foco principal está orientado no desenvolvimento de competências e de novos conhecimentos, fontes por excelência para a conquista de vantagem competitiva sustentável.

12 Q98960 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo Administração, ANA, ESAF

A noção de competência, no modo de pensar atual, está vinculada a duas dimensões: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opções abaixo descreve corretamente estas dimensões?

13 Q236799 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Programador de Computador, TRE RS, FCC

A gestão de pessoas por competências é a adoção de uma estratégia

14 Q220432 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Quanto às idéias sobre gestão por competências, assinale a alternativa INCORRETA:

15 Q29515 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Analista de Gestão de Recursos Humanos, CODEMIG, FGV

O conceito de competência traz uma perspectiva importante para a gestão das carreiras organizacionais, ao estimular as empresas a focar em suas estratégias e a avaliar se podem contar com as pessoas adequadas para colocar essas estratégias em prática. Assim, um dos aspectos básicos a serem trabalhados na articulação entre competências e carreira é vincular capacidades e entregas à lógica de progressão de carreira.

Na construção de um modelo de gestão de carreiras, baseado em competências, que contemple o desenvolvimento dos profissionais e a sucessão, é fundamental a:

16 Q113451 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

De uma forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. Essas são necessárias para ocupar um cargo de gerente e dependem do nível hierárquico do cargo, das tarefas a serem desenvolvidas pelo gerente e do tipo de organização entre outros fatores.

Escolha a opção que faz uma relação correta entre habilidade e nível hierárquico.

17 Q197145 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Um dos principais objetivos da Gestão de Pessoas por Competências é

18 Q132871 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Banco Central Área 5, BACEN, CESGRANRIO

Na era da informação, as organizações precisam ser hábeis na gestão do conhecimento. A gestão por competências é uma proposta que visa a auxiliar no alcance desse objetivo. A gestão por competências envolve a

19 Q113987 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Gestão Corporativa Recursos Humanos, EPE, CESGRANRIO

As competências de uma organização devem ser do conhecimento de seus profissionais, para que estes possam defini-las e descrevê-las, bem como identificar as habilidades a elas incorporadas. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo.

III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões.

Está correto APENAS o que se afirma em

20 Q148480 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADES

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

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