Questões de Concursos: Gestão de Competências

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31 Q141279 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Estatística, TRT 3a Região, FCC

É um requisito essencial da competência interpessoal nas organizações:

32 Q101560 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Foi solicitado que se montasse um programa de desenvolvimento de pessoal com foco em competências. Você está buscando uma definição para competências de modo que possa se apoiar nela para elaborar o programa. Pode-se definir competências como

33 Q188765 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para a implantação de um sistema de gestão de pessoas por
competências, é importante considerar alguns conceitos e
orientações. Com relação a estes, julgue os itens subseqüentes.

As competências individuais podem ser corretamente classificadas em gerais, que devem ser desempenhadas por todos os colaboradores, e específicas, que são próprias da natureza e da área de atuação do profissional.

34 Q133770 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

As core competences, ou competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.

35 Q101169 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Gestão por competências propõe-se a

I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.

II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.

III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.

IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.

É correto o que consta APENAS em

36 Q132165 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

A identificação das competências já existentes na organização é um processo sofisticado, não se valendo para isso de instrumentos como a avaliação de desempenho.

37 Q107535 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências , Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação aos principais obstáculos à aplicação da gestão por competências ao setor público.

I. O setor público tem dificuldade para instituir formas de remuneração variável baseadas na expressão de competências profissionais.

II. Não é possível aplicar a gestão por competências no setor público, pois estas competências são adequadas apenas às organizações privadas.

III. Não existem métodos próprios para avaliar como as competências profissionais dos servidores públicos impactam o desempenho das organizações públicas.

IV. A gestão por competências não funciona onde há prevalência do interesse político sobre a eficácia, como no caso das burocracias públicas.

V. Não é possível realizar concursos públicos com base nas competências mapeadas.

39 Q132324 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

O desenvolvimento de competências desencadeia um processo de aprendizagem individual, cuja responsabilidade maior deve ser atribuída ao próprio indivíduo.

40 Q108385 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação ao conceito de competências essenciais.

I. As competências essenciais são competências organizacionais que dependem de uma hierarquia de competências funcionais, gerenciais e pessoais.

II. As competências essenciais constituem um arranjo sistêmico e integrado de várias competências pessoais e grupais; são o resultado da sinergia do sistema.

III. As competências essenciais dão a base e a sustentação das quais dependem as competências organizacionais.

IV. Em certos casos, a competência essencial está embasada em uma só pessoa ou em uma única equipe; caracterizando as empresas mais criativas e dinâmicas.

V. São competências essenciais aquelas requeridas de qualquer profissional, independentemente da função ou área de atuação, mas cujo nível de exigência ou necessidade difere de função para função ou entre as distintas áreas de atuação.

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