Questões de Concursos: Gestão de Competências

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51 Q133555 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

O desenvolvimento de competências demanda um processo de capacitação, devendo refletir-se na capacidade de mobilizar recursos em práticas de trabalho.

52 Q188139 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para a implantação de um sistema de gestão de pessoas por
competências, é importante considerar alguns conceitos e
orientações. Com relação a estes, julgue os itens subseqüentes.

Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas no desempenho profissional em determinado contexto.

53 Q237838 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um método de baixa eficiência, é pouco adotada para a identificação das competências organizacionais.

54 Q657519 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Área Administrativa, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A competência durável, caracterizada pela capacidade de transformar teoria em prática na análise das situações e soluções de problemas e na condução do negócio das organizações, denomina-se

55 Q191566 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

O modelo de gestão por competências é considerado um fator motivacional, já que incentiva o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

56 Q102062 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Competências básicas são as características pessoais essenciais para o desenvolvimento das atividades organizacionais e que diferenciam o desempenho das pessoas. Sobre as competências exigidas pelas empresas nos novos ambientes de negócios, assinale a alternativa INCORRETA:

57 Q104067 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à gestão por competências, julgue o item abaixo.

Quanto à relevância no contexto organizacional, as competências classificam-se em emergentes, estáveis, declinantes ou transitórias.

58 Q850723 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Leia as afirmações abaixo:
I. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas; II. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico; III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização; IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Marque a opção CORRETA.

59 Q150837 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

Tradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de

60 Q149012 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Os processos que objetivam o desenvolvimento das pessoas e da organização são mais sensíveis à abordagem por competências. Primeiramente, pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional da pessoa como capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis

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