Questões de Concursos: Gestão de Competências

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71 Q110036 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à técnica de mapeamento de competências.

I. Por meio do mapeamento, é possível levantar os pontos fortes, que tornam as pessoas aptas para algumas tarefas, e os pontos fracos, que devem ser aperfeiçoados para que o profissional possa autogerenciar sua carreira.

II. Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho, realçando as exceções positivas, que devem ser aplicadas, e negativas, que devem ser corrigidas ou eliminadas.

III. Os modelos de mapeamento são estruturados a partir das competências essenciais previamente levantadas e definidas que comparem os diversos perfis profissionais da organização com aqueles identificados no mercado.

IV. Os indicadores devem ser sistêmicos, visualizando a empresa como um conjunto homogêneo e integrado, decorrente do planejamento estratégico de recursos humanos.

V. A definição do núcleo de competências deve ser estruturada com base nas competências relacionadas como fatores críticos de sucesso em cada unidade de negócios ou grupo de funções.

72 Q850366 | Arquivologia, Gestão de Competências, Prefeitura de Ponta de Pedras PA Auxiliar Administrativo, FADESP, 2020

Documento é todo e qualquer veículo que serve de suporte material para a fixação e transmissão de uma informação. Após um determinado tempo de uso, um documento pode tornar-se inativo, ou seja, não mais será utilizado rotineiramente para a transmissão de informações, mas poderá ser consultado esporadicamente, mediante necessidade. Nesse caso, a conduta apropriada a ser tomada pelo assistente administrativo responsável, em relação a esse documento, é

73 Q204862 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao modelo de gestão por
competências.

O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a equivalência entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

75 Q836131 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Alguns fatores podem ser apontados como problemas para a construção de uma cultura do conhecimento nas organizações públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A criação de uma cultura e de um clima de conhecimento prescinde do ato de dar reconhecimento aos funcionários que buscam disseminar o conhecimento.

76 Q101266 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

O uso de escalas psicométricas é recomendado apenas para o mapeamento de competências em organizações públicas em virtude de sua complexidade estrutural.

77 Q108839 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descrição correta de uma competência individual, EXCETO:

78 Q658352 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, FCC, 2020

Um servidor público com 20 anos de experiência é o único funcionário na instituição que conhece o processo de microfilmagem para arquivamento de documentos importantes, o que lhe confere um poder raro e importante na hierarquia da instituição, denominado poder de

79 Q111077 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

O objetivo do mapeamento por competências é

80 Q103010 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.

A gestão por competência é uma forma de organizar um sistema administrativo com foco na capacidade de coordenar processos análogos onde as funções substituam as competências originais das pessoas envolvidas no trabalho.

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