Questões de Concursos: Gestão de Conflitos

Prepare-se para a prova com questões de Gestão de Conflitos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q318473 | Administração Geral, Gestão de Conflitos

No ambiente de trabalho, local onde as pessoas costumam passar grande parte do seu dia, as relações interpessoais devem ser o mais saudável possível a fim de que as pessoas enxerguem a organização como um ambiente agradável e os conflitos organizacionais sejam evitados. Podemos dizer que o conflito é um processo que:

22 Q847535 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação a grupos e equipes, julgue o item subsecutivo.

Conflitos, divergências e confrontos de ideias devem ser tratados como oportunidades de aprendizagem e motores de mudanças individuais, grupais e organizacionais, porque estimulam o debate de ideias e suscitam soluções novas e mais criativas para os problemas enfrentados pela equipe de trabalho.

23 Q317306 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Analista de Finanças e Controle Externo AFCE, TCU, ESAF

São modos de administração de conflitos:

24 Q194618 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Com relação à gestão de conflitos numa organização, considere as afirmativas abaixo.

I. Quando as metas de um grupo interferem nas de outro, é quase certo que haverá conflito entre eles.

II. Um gerente eficiente deve resolver todo e qualquer tipo de conflito na organização.

III. Reconhecer diante de um subordinado que você estava errado pode debilitá-lo como chefe.

IV. Quando é preciso implantar medidas impopulares, não é prudente negociá-las previamente com as pessoas envolvidas.

V. Ao gerir conflitos, o melhor é ater-se aos fatos e soluções e não às personalidades e aos comportamentos das pessoas envolvidas.

Está correto o que se afirma APENAS em

25 Q112464 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista de Finanças e Controle Desenvolvimento Institucional, MF, ESAF

O conflito pode trazer resultados construtivos ou negativos para a organização como um todo. A questão é como gerenciar conflitos de forma a aumentar os efeitos construtivos e minimizar os negativos. Analise os estilos de administração dos conflitos e assinale a opção correta.

27 Q318483 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de liderança, poder e conflito nas organizações, julgue os itens que se seguem.

As configurações de poder presentes nas organizações sempre beneficiam aqueles que ocupam os cargos mais elevados dentro da empresa.

28 Q188443 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.

Comportamentos assertivos no trabalho geram interações saudáveis entre as pessoas e criam um clima de satisfação e confiança, uma vez que, assim, as pessoas comunicam seus sentimentos e pensamentos sem que haja conflito ou retaliação.

29 Q318357 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Técnico Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

Por mais bem elaborada e cuidadosa que seja a política de recursos humanos e por mais que se faça em benefício do elemento humano, haverá sempre, em qualquer organização, problemas de relações humanas no trabalho. Os problemas de relações humanas no ambiente profissional constituem situações não-desejadas, mais ou menos graves, mas todas igualmente importantes, que terão de ser solucionadas, para que delas não decorram conseqüências mais graves que venham a interferir na eficiência da organização. Acerca do assunto do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

As manifestações de descontentamento, embora comuns em todo ambiente de trabalho, não devem deixar de ser devidamente consideradas e resolvidas.

30 Q102696 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista Gestão Pública, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao gerenciamento de conflitos, ao recrutamento e à seleção, julgue os itens subsequentes.

O gestor que, em face de um conflito, adota a estratégia da catarse deve colocar as partes em confronto, em uma situação controlada, para que cheguem a uma solução satisfatória.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.