Questões de Concursos: Gestão de Desempenho

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22 Q245663 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As alterações nas relações de trabalho deram origem a uma legislação
que suscitou a inclusão, na estrutura organizacional, de um setor capaz
de gerenciar os problemas de pessoal. Atualmente, as mudanças técnicoeconômicas,
a concorrência internacional, as evoluções sociopolíticas,
bem como o melhoramento da imagem da empresa, modificaram
profundamente as relações das organizações com seus ambientes e a
importância da gestão de pessoas ganhou novo status no contexto
organizacional. A respeito da gestão de pessoas e seus subsistemas,
julgue os itens subsequentes.

Os modelos de gestão de desempenho e de pessoas devem ser definidos com a participação restrita das chefias da organização.

23 Q218546 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a características das políticas de gestão de
pessoas, julgue os seguintes itens.

A entrevista estruturada tem maior relação com o desempenho no cargo, mas, ainda assim, possui aproximadamente 10% de capacidade preditiva sobre o desempenho na função.

24 Q102114 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho , Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 012.jpg

Tendo como referência inicial a situação hipotética apresentada
acima, julgue os seguintes itens.

A concepção de gestão do desempenho não foi usada na situação apresentada, pois ela envolve um processo cíclico que consiste em: planejamento, desenvolvimento, revisão e avaliação.

25 Q204446 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens
subsecutivos.

No chamado Efeito de Halo, considerado erro no processo de avaliação, o avaliador demonstra tendência de estender a avaliação positiva de determinado colaborador para os demais itens da avaliação, sem analisar adequadamente cada fator avaliado.

26 Q251574 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Texto associado.

Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em
Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de
Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em
busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um
deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos
profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta
de gente interrompesse a trajetória de crescimento da
empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da
produtividade de cada funcionário e a usou como base para
esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos
pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo
aumentos de até 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)

A avaliação da produtividade de funcionários baseia-se na capacidade de produzir mais

28 Q192763 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma empresa do setor elétrico possui um sistema de avaliação que propõe a participação das pessoas. Porém, o sistema exige apenas a realização de uma conversa presencial e o preenchimento de um formulário formal. O sistema carece também de mecanismos de objetividade e precisão na realização de uma avaliação crítica.
No caso apresentado, o sistema de avaliação é INADEQUADO em função da(o)

29 Q148362 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

Uma equipe de trabalho pode atingir alto nível de desempenho em termos de produtividade e qualidade, desde que seus membros sintam satisfação com suas tarefas, com seus objetivos e com as relações interpessoais. Como, então, fomentar cada vez mais o crescimento de uma equipe de trabalho?

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