Questões de Concursos: Gestão em Saúde

Prepare-se para a prova com questões de Gestão em Saúde de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q748762 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

Atendendo à determinação do Governo Federal, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2004, adotou um novo modelo de gestão institucional, que engloba: 1. Diretrizes institucionais; 2. De atenção em câncer; e, 3. De gestão. Nesta ordem, respectivamente, são consideradas diretrizes do INCA, EXCETO:

22 Q841149 | Enfermagem, Gestão em Saúde, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Técnico de Enfermagem, AV MOREIRA, 2020

Assinale a alternativa CORRETA quanto a organização dos serviços de saúde:

23 Q843474 | Enfermagem, Gestão em Saúde, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social, SES DF, IADES, 2020

A respeito dos instrumentos do processo de gestão pública em saúde, julgue o item a seguir.

São atribuições dos gestores na política pública para a saúde: controlar, regular e avaliar a prestação de serviços, bem como mitigar o serviço de controle e avaliação.

24 Q748757 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Com o objetivo de avaliar uma possível associação entre o uso de reserpina e o surgimento de casos novos de CA de mama, foram identificadas 387 pacientes internadas por esse tipo de CA em uma unidade hospitalar durante um período de 4 anos. Estas pacientes foram intrevistadas, sendo colhidas informações quanto ao uso prévio de reserpina (se usou, período e frequência de utilização) e casos prévios de CA de mama na família. Essas informações foram comparadas às de outras mulheres internadas na mesma unidade por outras causas, durante o mesmo período, também recrutadas e intrevistadas. Ao final do estudo, o resultado foi o seguinte: medida ‘X’: 1,3, com Intervalo de Confiança de 95% – 0,5 a 2,2 e p = 0,06." Interpretando o resultado deste estudo, assinale a afirmativa correta.

25 Q748760 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

Uma característica marcante das atividades inerentes à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizadas nos Institutos Públicos de Pesquisa (IPPs) é a premissa acadêmica, fortemente pautada na produção e difusão do conhecimento, tendo como alicerce a pesquisa científica de ponta. São considerados aspectos que têm interferido nessa filosofia, EXCETO:

26 Q748766 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Partindo-se da hipótese de que o baixo peso ao nascer é um fator de risco para a Hemorragia Periintravascular (HPIV) em recém-nascidos, um estudo epidemiológico foi realizado. Os resultados foram: entre os bebês com HPIV (62), 36 nasceram com peso inferior a 1.500 g; entre os sem HPIV (121), 55 nasceram com peso inferior a 1.500 g.” A partir destes dados, é correto afirmar que o odds ratio é:

27 Q748773 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

Shannon et al. (2009) avaliaram a contribuição de cinco fatores de risco (tabagismo, doença coronariana, diabetes, hipertensão e obesidade) para o desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca (IC) na cidade americana de Olmsted County. Dessa forma, eles recrutaram 962 portadores de IC entre 1979 e 2002. Ao final do estudo, o número médio de fatores de risco para insuficiência cardíaca por caso foi de 1,9 ± 1,1 versus 0.9 ± 1.4 e aumentou ao longo do tempo (p < 0,0001). Além disso, o risco de IC foi particularmente alto para doença coronariana e diabetes com odds ratio (intervalos de confiança de 95%) de 3,05 (2,36-3,95) e 2,65 (1,98-3,54), respectivamente. Com base nesses dados, assinale a afirmativa INCORRETA.

28 Q748774 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, IDECAN

A primeira tentativa de se estabelecer um nexo de causalidade em saúde se deu, ainda, em 1890. Naquela época, os chamados “postulados de Henle-Koch” tinham como objetivo único estabelecer regras que permitissem aceitar a relação causal entre uma bactéria (patógeno) e o surgimento de uma dada doença. Especificamente acerca dos postulados, em relação ao patógeno, se constituiu um critério obrigatório para o estabelecimento da causalidade; assinale-o.

29 Q748772 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Durante um surto de zika vírus, ocorrido na Polinésia Francesa, foi observado um aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré. Assim, portadores da síndrome de Guillain-Barré, diagnosticados em um centro hospitalar, foram recrutados durante o período do surto (n = 48). Um grupo comparativo também foi recrutado, pareado por idade, sexo e residência; porém, deram entrada no hospital por suspeita de algum agravo sem sintomas neurológicos / neuromusculares (n = 70). A hipótese principal da equipe de pesquisadores era a de que o zika vírus constituísse a causa do aumento de casos da síndrome de Guillain-Barré.” Sobre este estudo, assinale a afirmativa INCORRETA.

30 Q748770 | Educação, Gestão em Saúde, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, INCA, IDECAN

“Com o intuito de investigar a relação entre uso de estrogênio após a menopausa e risco de Doença Cardiovascular (DCV), pesquisadores seguiram 8.645 mulheres no Reino Unido, que haviam entrado na menopausa; porém, ainda sem manifestar doença cardiovascular. Ao final da pesquisa, foram obtidos os seguintes resultados: entre as mulheres que declararam que nunca usaram estrogênio (5375), 127 tiveram DCV; entre as que usavam estrogênio regularmente na época do estudo, 47 apresentaram DCV.” A partir destes dados, é INCORRETO afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.