Questões de Concursos: Gestão organizacional e empresarial

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21 Q184907 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIO

O Balanced Scorecard é uma técnica que tem como objetivo a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho definidos por uma empresa, servindo de base para a avaliação empresarial. Essa técnica baseia-se em quatro perspectivas, na busca de resultados, formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando.

Qual, dentre as abaixo relacionadas, NÃO representa uma perspectiva estratégica considerada nessa técnica?

22 Q264663 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico Jurídico Apoio Administrativo, PG DF, IADES

As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam sob controle. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.

23 Q250584 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração, Petrobras, CESGRANRIO

Na elaboração da estratégia de serviço ao cliente, uma das decisões mais relevantes diz respeito às políticas de atendimento à demanda e gestão da capacidade do serviço.

Com relação às principais técnicas e estratégias de gestão da capacidade e demanda de serviços, analise as afirmativas a seguir.

I - No curto prazo, é possível absorver demandas além da capacidade, por meio do uso de horas extras e turnos extras, bem como do uso de mão de obra temporária.
II - Formação de filas e sistemas de reservas são exemplos de estocagem de clientes para acomodar flutuações na demanda e ajustar a capacidade.
III - Políticas de preços diferenciados por horário é uma técnica de ajustar a demanda, muito praticada por bares e restaurantes.
IV - Nos médio e longo prazos, as incertezas são menores e é possível expandir a capacidade por meio de obras ou aquisição de novas tecnologias.

São corretas as afirmativas

24 Q191702 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

A combinação de medidas objetivas e subjetivas de desempenho contribui para a fidedignidade e consistência interna de instrumentos e ferramentas de avaliação de desempenho nas organizações, visto que múltiplas medidas alcançam com maior abrangência os diferentes tipos de comportamento das pessoas.

25 Q244391 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial,
julgue os itens de 92 a 98.

A gestão da qualidade no âmbito dos serviços busca estabelecer de maneira objetiva os limites entre produção e consumo, ou seja, delimitar onde termina a produção e onde começa o consumo.

26 Q106118 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial , Analista de Controle, TCE PR, FCC

Os 14 princípios gerais de administração sugeridos por Fayol, e que ainda são considerados pela maioria dos administradores, têm, entre eles, um que determina que os trabalhadores nas organizações deveriam receber ordens de um gerente somente, para evitar conflitos e mal-entendidos. Esse princípio é o da

27 Q158166 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

O controle visa garantir que os objetivos e as metas da organização sejam atingidos, conforme o planejamento realizado. É um processo cíclico composto de quatro etapas. A utilização de gráficos, tabelas, índices e outros elementos, com vistas a identificar os desvios entre o que foi planejado e o que está sendo executado, corresponde à etapa de

28 Q246434 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O gestor de qualquer área da organização deve procurar identificar adequadamente o potencial de cada um de seus funcionários para estabelecer uma estratégia adequada de desenvolvimento de pessoal. Em sua atuação diária, esse gestor pode identificar o potencial por meio da observação e do diálogo direto e aberto com seus funcionários. São fatores identificados como indicadores de potencial para desenvolvimento dos funcionários o (a)

29 Q218161 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.

As organizações modernas devem reduzir os objetivos iniciais para satisfazer as necessidades adquiridas, e não, ajustar o atendimento das necessidades adquiridas aos seus objetivos iniciais.

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