Questões de Concursos: Ginecologia e Obstetrícia

Prepare-se para a prova com questões de Ginecologia e Obstetrícia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q44250 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

No que tange aos aspectos éticos e jurídicos da obstetrícia, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a gestação de substituição será permitida naqueles casos em que houver problema médico que impeça ou contraindique a gestação na doadora genética. Nessa situação, deve haver parentesco até o segundo grau entre a doadora genética e a paciente que fará a cessão temporária do útero e não pode haver caráter lucrativo ou comercial.

12 Q44244 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Considerando que a ultrassonografia e a cardiotocografia anteparto sejam ferramentas importantes no acompanhamento pré-natal, julgue os itens a seguir.

As acelerações transitórias constatadas na cardiotocografia refletem hipóxia fetal e podem estar relacionas à acidose mista fetal.

13 Q60228 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia

Certa paciente de 25 anos de idade, obesa, com diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos, encontra-se em acompanhamento ambulatorial por desejo de gestar. Com relação à melhor estratégia para indução da ovulação dessa paciente, assinale a alternativa correta.

14 Q60226 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia

Determinada paciente, atualmente com 42 anos de idade, ainda apresenta-se na menacme e voltou a ter vida sexual ativa recentemente. Busca orientação para contracepção, pois possui diversas comorbidades. É tabagista, com consumo de 40 cigarros por dia, tem histórico de um episódio de TVP há 12 anos, tem HAS e DM bem controladas e epilepsia controlada com fenitoína.

Com relação a esse caso clínico, a melhor opção de anticoncepção seria

15 Q58455 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da anatomia da pelve feminina e da fisiologia da gestação,

A expressão de antígenos não influencia o processo de invasão trofoblástica, evidenciando que a placenta é um órgão imunologicamente inerte.

16 Q60224 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia

Homem, 31 anos, apresenta úlcera genital com 15 dias de evolução. Relata relações sexuais recentes sem preservativos. Nega história de lesões vesiculosas, que também não foram observadas no exame físico.
Considerando que não estão disponíveis bacterioscopia ou exame de sangue, assinale a alternativa que apresenta a conduta terapêutica correta nesse caso

17 Q60229 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia

Determinada paciente de 18 anos de idade estava dirigindo-se à faculdade quando foi abordada por dois homens desconhecidos que a arrastaram para uma construção abandonada e forçaram-na a manter relações sexuais com eles, havendo penetração vaginal e anal sem uso de preservativo. A paciente procurou imediatamente auxílio médico, com várias escoriações no corpo, equimoses em tronco e períneo, sangramento e lacerações vaginais.

Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Ministério da Saúde (2015), para a profilaxia das IST não virais nessa paciente, deve-se indicar, como primeiras escolhas, penicilina G benzatina,

18 Q44232 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, julgue os seguintes itens. 

A reposição da leptina, hormônio secretado pelas células adiposas, é tratamento adjuvante essencial na remissão da puberdade precoce verdadeira de etiologia idiopática e familiar.

19 Q838711 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Ginecologista e Obstetra, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

No que se refere à puberdade precoce, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I Para o diagnóstico de puberdade precoce periférica, solicitam-se as dosagens de FSH, LH, DHEA, DHEA-S.

II Após o diagnóstico de puberdade precoce, são solicitadas as dosagens de FSH e LH basais e na sequência o primeiro passo é o teste de estímulo com GnRH.

III No tratamento da puberdade precoce central, utiliza-se o acetato de gosserrelina 3,6 mg subcutâneo a cada três meses.

20 Q658203 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, FADESP, 2020

Nos casos de adenocarcinoma do colo uterino, se compararmos a citologia em meio líquido com a colpocitologia convencional, na primeira observamos de diferente
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.