Questões de Concursos: Ginecologia e Obstetrícia

Prepare-se para a prova com questões de Ginecologia e Obstetrícia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q44240 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com referência a doenças benignas e malignas do trato genital feminino e mamário, julgue os itens a seguir. 

Suponha que uma paciente com menopausa há dez anos queixa-se de prurido vulvar. Foi realizado diagnóstico clínico prévio de líquen escleroso e atrófico, não tratado, no início do climatério. Ao exame físico, apresenta sinais de hipoestrogenismo vulvovaginal e discreta lesão vulvar. Nessa situação, a conduta inicial deve ser tratamento sintomático e acompanhamento ambulatorial.

32 Q60223 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia

Mulher de 18 anos de idade, assintomática, sem antecedentes pessoais ou familiares relevantes, relata que tomou a série completa de vacinas quadrivalentes para o papilomavírus humano (HPV) e retorna para mostrar o exame de Papanicolau realizado no último mês, que foi normal. Nega ter feito o Papanicolau outras vezes. Com relação à prevenção de câncer cervical, a recomendação correta é solicitar

33 Q58449 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo a planejamento familiar e infertilidade conjugal.

Nos critérios médicos de elegibilidade, indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso de métodos anticoncepcionais, a categoria 2 enquadra-se na condição em que os riscos teóricos ou comprovados geralmente se sobrepõem às vantagens do uso do método. 

34 Q44247 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com referência a intercorrências clínico-cirúrgicas e obstétricas, julgue os próximos itens. 

A associação de gravidade entre trauma materno e fetal é linear, pois lesões maternas aparentemente triviais geralmente estão associadas a bom prognóstico fetal.

35 Q58447 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, julgue os seguintes itens.

A prolactina inibe a secreção de dopamina na eminência mediana. Dessa forma, atua no hipotálamo por um mecanismo de feedback positivo, estimulando sua própria secreção.

36 Q44245 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Considerando que a ultrassonografia e a cardiotocografia anteparto sejam ferramentas importantes no acompanhamento pré-natal, julgue os itens a seguir. 

A gestação só será datada uma única vez, com base na primeira ecografia, que deve ser realizada no primeiro trimestre gestacional.

37 Q44233 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, julgue os seguintes itens. 

A prolactina inibe a secreção de dopamina na eminência mediana. Dessa forma, atua no hipotálamo por um mecanismo de feedback positivo, estimulando sua própria secreção.

38 Q58454 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma paciente gestante, no primeiro trimestre de gestação, foi submetida à laparotomia exploradora por dor abdominal intensa. Encontrou-se tumoração anexial direita de 10 cm de diâmetro com cápsula bosselada e consistência esponjosa. Histologicamente observou-se proliferação anormal das células germinativas básicas.

Nesse caso clínico, o diagnóstico histopatológico mais provável é disgerminoma.

39 Q835617 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Ginecologista e Obstetra, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as medicações de eleição no tratamento da emergência hipertensiva na gestação e na eclampsia:

40 Q60225 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia

M.C.V. que é paciente com doença renal crônica, estágio III, apresentou diagnóstico de HIV na primeira gestação dela. Foi, então, iniciada a terapia antirretroviral no início da gestação, e a carga viral do terceiro trimestre foi indetectável.

A respeito desse caso clínico, e com base nos conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.