Questões de Concursos Públicos: Hipertensão Arterial Sistêmica

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Hipertensão Arterial Sistêmica com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Acerca do atendimento de paciente em situações de emergências relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório, julgue os itens a seguir.


Os quadros de hipertensão arterial leve, ou seja, pressão arterial diastólica acima de 130 mmHg, associados a alterações na retina, insuficiência renal, alterações neurológicas, anemia e insuficiência ventricular não são considerados crises hipertensivas.

Compete aos Agente Comunitários de Saúde na abordagem da hipertensão arterial e do diabetes mellitus relacionadas aos Programas Ministeriais de Saúde:
Texto associado.

A hipertensão arterial e o diabetes melito, doenças crônicas não
transmissíveis, representam sérios problemas de saúde pública,
sendo a principal causa de hospitalizações no sistema público de
saúde. Acerca do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e
Diabetes Melito, julgue os itens a seguir.

A campanha de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão para o ano de 2011 tem como tema Quem tem bom coração combate a hipertensão Eu sou 12 por 8.

As emergências hipertensivas gestacionais apresentam grande risco à vida tanto da gestante quanto da criança, sendo a pré-eclâmpsia considerada a maior responsável pelos casos de atendimento emergencial de gestantes, caracterizada por:
As síndromes hipertensivas são a intercorrência clínica mais comum da gestação e representam a principal causa de morbimortalidade materna no mundo. Ao realizar o cuidado com uma paciente com gestação de alto risco diagnosticada com pré-eclâmpsia, a principal intervenção do técnico de enfermagem é:
Analise as assertivas abaixo, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. Qual é a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(__)A hipertensão arterial é uma doença que se caracteriza por pressão elevada exercida pelo sangue nas paredes das veias. Necessita de avaliação médica e acompanhamento regular dos níveis pressóricos. (__)A diabetes mellitus é uma doença que ocorre quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina e tem como maiores fatores de risco a obesidade, história familiar e o sedentarismo. (__)Os casos de hipertensão arterial considerados leves podem ser manejados com dieta e atividade física, nem sempre necessitando do uso de medicamentos de forma continuada. (__)A hipertensão arterial e a diabetes mellitus são consideradas doenças crônicas não transmissíveis.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
A Pressão Arterial (PA) é um importante indicador do funcionamento do sistema cardiovascular e é influenciada por diversos fatores, como o débito cardíaco, a resistência vascular periférica, o volume de sangue e a elasticidade das artérias. É primordial ao técnico de enfermagem o conhecimento das fases de ausculta dos sons de Korotkoff durante o procedimento de aferição da PA. Sobre essas fases, assinale a alternativa correta.
Pseudo-hipertensão, caracterizada por nível de pressão arterial falsamente elevado em decorrência do enrijecimento da parede da artéria e pode ser detectada por meio da manobra de Osler. Acerca da descrição dessa manobra, marque a alternativa CORRETA.
A relação entre a pressão diastólica e sistólica com o risco cardiovascular é contínua e gradual. O nível de pressão elevado não deve ser o único valor para determinar o tratamento, deve-se considerar o perfil global de risco cardiovascular para tomar a decisão de tratamento. Sendo assim, assinalar a alternativa CORRETA:
Uma mulher de 60 anos busca a unidade de pronto atendimento (UPA) relatando que está sentindo fortes dores de cabeça, náuseas e visão turva. Ao exame físico: consciente e orientada, frequência cardíaca (FC): 90 bpm, pressão arterial (PA): 200/110 mmHg, frequência respiratória (FR): 15 ipm. Ela tem como comorbidades obesidade e um histórico de hipertensão não controlada.
A conduta mais adequada a ser iniciada imediatamente pelo enfermeiro, antes da avaliação médica, é