Questões de Concursos: História

Prepare-se para a prova com questões de História de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q555137 | Informática, História, Assistente de Comunicação, Conselho Regional de Serviço Social 12a Região SC, Instituto Quadrix

Julgue os itens de 101 a 105 quanto aos conceitos de Internet e Intranet. A Internet é uma rede de computadores de alcance mundial que interconecta milhares de dispositivos computacionais. Contudo, os chamados sistemas finais não são conectados entre si por meio dela, tendo em vista que a Internet não se utiliza de comutadores de pacotes.

22 Q833481 | Terapia Ocupacional, História, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

A Psicologia apresenta abordagens centrais e importantíssimas: Psicanálise, Humanismo, Behaviorismo ou Psicologia comportamental, Terapia cognitivo-comportamental. Cada uma delas representa uma teoria própria, com seus modos de compreender o homem e a sociedade. Assim, cada uma delas foi construída por teóricos diferentes e se baseia em técnicas particulares. As psicoterapias podem ser vistas como tentativas de construir experiências que permitirão às pessoas enfrentar a vida de uma forma mais satisfatória e produtiva. Nessa linha de entendimento, tem-se que:
Os terapeutas centrados no cliente utilizam a seguinte técnica:

23 Q207355 | História Econômica, História, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

Seria uma grande ilusão imaginar que a cada problema histórico corresponde um tipo único de documentos, específico para tal emprego. Quanto mais a pesquisa, ao contrário, se esforça por atingir os fatos profundos, menos lhe é permitido esperar a luz a não ser dos raios convergentes de testemunhos muito diversos em sua natureza. (...) Assim como o levantamento das crônicas ou dos documentos, nosso conhecimento das invasões germânicas depende da arqueologia funerária e do estudo dos nomes de lugares. À medida que nos aproximamos de nossa época, essas exigências tornam-se, sem dúvida, diferentes.
(...)
Ora, se quase todo problema humano importante pede assim o manejo de testemunhos de tipos opostos, é, ao contrário, de absoluta necessidade que as técnicas eruditas se distingam por tipos de testemunhos. O aprendizado de cada uma delas é longo; sua posse plena exige uma prática mais longa ainda e quase constante. Um número muito pequeno de trabalhadores (por exemplo), pode se vangloriar de estar bem preparado para ler e criticar um documento medieval; para interpretar corretamente os nomes de lugares (que são, antes de tudo, fatos de linguagem); para datar, sem erro, os vestígios do hábitat pré-histórico, celta, galo-romano; para analisar as associações vegetais de um prado, de uma charneca, de uma landa. Sem tudo isso porém, como pretender escrever a história da ocupação do solo? Poucas ciências, creio, são obrigadas a usar, simultaneamente, tantas ferramentas distintas. É que os fatos humanos são mais complexos que quaisquer outros. É que o homem se situa na ponta extrema da natureza.
(Marc Bloch. Apologia da História, Trad. São Paulo: ?ahar, 2001, p. 80-81)

A análise do texto permite inferir que, para o autor, o historiador

I. deve auxiliar-se, para interrogar os documentos, de outras disciplinas como, por exemplo, a arqueologia, a antropologia, a geografia, a economia, a linguística e é indispensável que ele possua ao menos um verniz de todas as principais técnicas de seu ofício.

II. deve pensar a história como narrativa e, como consequência, o que interessa a ele em sua pesquisa são os grandes fatos, a nação, uma história diplomática, ou seja, uma forma de fazer história que esteja intimamente ligada aos eventos políticos e às mudanças que trazem sempre algo de novo e melhor.

III. deve ver nos relatos dos documentos e apenas nos documentos oficiais (dos governos, da Igreja ou dos militares), a possibilidade de uma investigação histórica "científica", à procura de uma "certeza" para saber "reconstruir os fatos históricos" de uma sociedade.

IV. não deve ignorar, na sua leitura, a imensa massa dos testemunhos não escritos e aqueles da arqueologia em particular. Deve, também, se resignar a não poder compreender tudo do passado, a utilizar um conhecimento por meio de pistas, a recorrer a procedimentos de reconstrução, dos quais todas as ciências oferecem inúmeros exemplos.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

24 Q859450 | Terapia Ocupacional, História, Prefeitura de Passira PE Terapeuta Ocupacional, CONTEMAX, 2020

Se defendemos a ideia de que o objeto de intervenção da Terapia Ocupacional é a ocupação humana e a vida ocupacional dos sujeitos, devemos considerar que escutar a vida é muito mais do que pensar a própria saúde (DELEUZE, 1989). Ou seja, a intervenção ocupacional conceitualmente vai além da intervenção pela busca do processo de cura de uma doença ou da anulação de uma alteração práxica. Diante do processo de alta serão apresentadas algumas considerações necessárias, EXCETO

25 Q549191 | Informática, História, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A sociedade tem progressivamente migrado de um modelo centrado na produção industrial para um modelo marcado pela informação e pelo conhecimento. A informática em saúde oferece recursos pelos quais há adequada manipulação de informações, visando colocá-las à disposição do profissional da saúde. Julgue os itens que se seguem, acerca da informática em saúde.

O Cartão Nacional de Saúde, enunciado pela Norma Operacional Básica de 1996 (NOB/96), tem como objetivo a modernização dos instrumentos de gerenciamento da atenção à saúde, por meio do uso de tecnologias de ampla difusão, associando informática e telecomunicações, e possibilitará que o SUS seja dotado de uma rede integrada para a realização de variada gama de operações e captura de informações.

26 Q838626 | Terapia Ocupacional, História, FSPSS Terapeuta Ocupacional, FSPSS, 2021

Em relação ao uso de instrumentos de avaliação em Terapia Ocupacional, assinalar a alternativa CORRETA:

27 Q207529 | História Econômica, História, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

No ano do centenário da Independência, em fevereiro, pintores, escritores, escultores e músicos apresentaram- se no Teatro Municipal de São Paulo, patrocinados pelo presidente do Estado, o Sr. Washington Luís. Esse acontecimento permite afirmar corretamente que

28 Q845353 | Terapia Ocupacional, História, Residência Multiprofissional Terapia Ocupacional, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.

A atuação do terapeuta ocupacional é regida por especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dentre as quais se destacam as especialidades em contextos hospitalares, sociais e escolar; gerontologia; saúde mental; saúde da família e saúde funcional.

29 Q548726 | Informática, História, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A sociedade tem progressivamente migrado de um modelo centrado na produção industrial para um modelo marcado pela informação e pelo conhecimento. A informática em saúde oferece recursos pelos quais há adequada manipulação de informações, visando colocá-las à disposição do profissional da saúde. Julgue os itens que se seguem, acerca da informática em saúde.

O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) objetiva fornecer, aos órgãos do SUS, sistemas de informação e suporte de informática necessários ao processo de planejamento, operação e controle do SUS.

30 Q837433 | Terapia Ocupacional, História, Prefeitura de Balneário Barra do Sul SC Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Balneário Barra do Sul SC, 2021

Quanto a aspectos relacionados à história e conceitos da Terapia Ocupacional, marque a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.