Questões de Concursos: História Econômica e Economia Contemporânea

Prepare-se para a prova com questões de História Econômica e Economia Contemporânea de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q18573 | Conhecimentos Específicos, História Econômica e Economia Contemporânea, Oficial Temporário, CIAAR, FAB

Analise as afirmativas.

I. O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado em 1936, tinha como objetivo principal a realização da modernização administrativa do país.

II. O Estado oligárquico, no periodo identificado como República Velha ou dos Coronéis (1889-1930), dava relevante importância às politicas de caráter social ou à mobilização da sociedade civil.

Ill. O governo Vargas (1930-1945) deflagra o processo que leva à criação das bases institucionais de uma democracia nos moldes das sociedades fordistas da época, estabelecendo direitos trabalhistas, um sistema de ensino público,o sufrágio universal e a Constituição de 1946.

Estão corretas as afirmativas

12 Q114943 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea , Analista de Planejamento e Orçamento Tecnologia da Informação, MPOG, ESAF

Desde a década de 1940, diversos governos utilizaram o planejamento como alavanca para o desenvolvimento nacional. Indique qual dos planos abaixo foi elaborado na fase do "milagre brasileiro".

13 Q236192 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

O BNDES tem apoiado o crescimento de longo prazo da economia brasileira, financiando investimentos na área industrial e de infraestrutura.
A curto prazo, ao longo dos ciclos econômicos, como na década de 2000 a 2010, o BNDES tem

14 Q850524 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Prefeitura de Barão de Cocais MG Analista de Políticas Públicas, Gestão de Concursos, 2020

Na obra O neoliberalismo: história e implicações (2014), o geógrafo David Harvey analisa as diversas características desse “paradigma” econômico e como o Estado deve se comportar para a implantação desse paradigma.

Segundo esse autor, não é característica do neoliberalismo:

15 Q848995 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, AL AP Analista Legislativo Economista, FCC, 2020

No que diz respeito à economia brasileira contemporânea,

16 Q114134 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea , Analista de Planejamento e Orçamento Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Com relação à dívida externa brasileira, não é correto afi rmar:

17 Q236518 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Em meados da década de 1960, foi implementado no Brasil o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG).
O conjunto de medidas adotadas nesse Plano

18 Q850629 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Prefeitura de Barão de Cocais MG Analista de Políticas Públicas, Gestão de Concursos, 2020

Em sua obra intitulada A formação espacial brasileira (2014), o geógrafo Ruy Moreira faz uma análise sobre as quatro fases do que ele chama de industrialização de substituição, que ocorreram no Brasil durante o século XX.


Sobre essas fases, é incorreto afirmar:

19 Q115381 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea , Analista de Planejamento e Orçamento Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

A economia cafeeira, no Brasil, cedo recebeu o infl uxo do intervencionismo do Estado. Sobre o ciclo do café, não se pode dizer que:

20 Q114340 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea , Analista de Planejamento e Orçamento Tecnologia da Informação, MPOG, ESAF

Com relação à dívida externa brasileira, não é correto afirmar:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.