Questões de Concursos: História Geral

Prepare-se para a prova com questões de História Geral de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q390421 | História, História Geral, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

As complexas relações estabelecidas pouco a pouco entre Portugal e o reino do Congo, iniciadas no final do século XV e que culminaram com a influência portuguesa nas instituições sociais congolesas a partir do século XVI, especialmente na constituição da monarquia do Congo em moldes lusitanos, sem dúvida, tiveram relação

62 Q390181 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a características e dinâmicas do Egito e do Reino de Kush, assinale a opção correta.

63 Q852224 | História, História Geral, Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II História, Avança SP, 2020

No que se refere ao Renascimento, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Deflagrou-se na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. II - Exaltava a emoção em detrimento da razão. III - Tinha apego à Antiguidade Clássica.

64 Q389233 | História, História Geral

O século X é caracterizado, na Europa, pela desestruturação do Império Carolíngio e pelas invasões de outros povos. Esta situação acabou intensificando um processo de ruralização já em andamento e a procura da proteção militar oferecida pelos nobres e guerreiros, por parte das pessoas pobres ou com menos recursos. Era o início do que ficou conhecido como feudalismo. As instituições feudais se originaram de elementos romanos e germânicos. São elementos germânicos:

65 Q388167 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Muitas guerras no século XX foram registradas pelo cinema, entre elas, a do Vietnã, no período de 1964 a 1973, quando houve a participação dos EUA no conflito. Acerca da produção cinematográfica da Guerra do Vietnã, julgue os itens a seguir.

Apesar de a Guerra do Vietnã ser tratada no cinema como um fracasso da política externa dos EUA, o país não sofreu uma derrota, pois conseguiu alcançar o objetivo de impedir o avanço do comunismo no mundo.

66 Q387872 | História, História Geral

Em 1578, dom Sebastião, rei de Portugal, morre na batalha de Alcácer-Quibir. Sem descendentes, o trono foi entregue a seu tio dom Henrique, que viria a falecer dois anos depois, sem deixar herdeiro. Depois de acirrada disputa, a Coroa portuguesa acabou nas mãos de Filipe II, rei espanhol, dando início à chamada União Ibérica. Com esta união, um tradicional inimigo da Espanha torna-se inimigo de Portugal. Das opções abaixo, assinale aquele que se tornou inimigo de Portugal.

67 Q387940 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue os itens seguintes.

No início da Idade Moderna, as grandes navegações inscreveram-se no marco da expansão comercial europeia, com a conquista de largas porções da África, da Ásia (Índias) e a descoberta de um mundo novo, a América.

68 Q389906 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens. Os objetivos da ocupação da Alemanha pelos países vencedores incluíam indenizar os aliados, desmilitarizar e desnazificar o país e redefinir suas fronteiras.

69 Q852151 | História, História Geral, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de História 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

Nos séculos XV e XVI surgiram ideias que contestavam a visão de mundo medieval. Homens e mulheres europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na Terra. Esse período de renovação de ideias foi denominado de Renascimento. Teve início na Itália e depois se espalhou pela Europa.
Sobre o Renascimento, analise as proposições a seguir:
I. A visão de mundo renascentista era caracterizada pelo antropocentrismo, que considerava os homens mais importantes que Deus. Valorizava-se o homem como ser individual; II. A mentalidade renascentista era subordinada a Igreja. Representava, portanto, o mundo da cidade e da burguesia em ascensão; III. No renascimento, a vida cultural foi secularizada. Os homens e mulheres desse período voltavam mais atenção para o mundo dos seres humanos, à vida na Terra; IV. Dante Alighiere na sua famosa obra “Os ensaios”, conclui que neste mundo existe uma porção de opiniões diferentes e que ninguém pode ser considerado o dono de uma verdade absoluta. V. O mais influente humanista foi o holandês Erasmo de Roterdã, que em sua obra “O elogio da loucura” em que ironiza a ignorância e a desonestidade intelectual; VI. O pensamento que une a mentalidade medieval e a renascentista é a escolástica, especialmente nas ideias do grego Aristóteles.
Marque a quantidade de itens CORRETOS:

70 Q390349 | História, História Geral, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A ocupação do continente africano, particularmente a parte subsaariana, teve um longo percurso, a partir de meados do século XI até atingir o seu ápice na segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma verdadeira partilha da África por países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Holanda. Esse processo histórico tem sido interpretado como
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.