Questões de Concursos: História Geral

Prepare-se para a prova com questões de História Geral de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

91 Q17496 | História, História Geral, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens seguintes.

A Grécia antiga é considerada o berço da civilização ocidental graças a uma cultura voltada para a valorização do ser humano, de que a filosofia seria exemplo significativo.

92 Q852214 | História, História Geral, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II História, EDUCA, 2020

Sobre o conceito de Cultura Histórica é CORRETO afirmar que:

94 Q388272 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.

As mudanças que se processaram nas estruturas feudais a partir da segunda metade do século XII permitiram a retomada do crescimento urbano e estimularam as atividades mercantis e manufatureiras.

95 Q852210 | História, História Geral, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de História 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

Leia o trecho a seguir e depois responda a pergunta.
“Uma confluência de fatores imbricados em um complexo panorama geopolítico mundial em que os ditames da Guerra Fria que opunha dois sistemas (capitalismo e socialismo e suas ideologias) culminou com a divisão do mundo em dois grandes polos, logo após a Segunda Guerra Mundial. Esse cenário de disputas polarizadas em torno dos Estados Unidos e da União das repúblicas Socialistas Soviéticas terminou por impor posicionamentos e ocasionou ingerências políticas internacionais em vários países.” (Eugênio, João Kennedy; Rêgo, Ana Regina(Org.). Regimes ditatoriais; comunicação cultura e memórias- Teresina:EDUFPI, 2016 244 p.)
No Brasil, o processo descrito acima resultou no:

96 Q390296 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

A Revolução Industrial teve início no século XVIII e transformou econômica e socialmente boa parte do Ocidente ao longo de suas fases. Tendo essa informação como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, que dizem respeito ao referido período e aos seus desdobramentos. Ao mesmo tempo em que serviu como fator de aproximação entre países distintos, a Revolução Industrial ampliou as desigualdades econômicas, sociais e políticas.

97 Q389195 | História, História Geral

A Primeira Guerra Mundial inicia-se em 1914. Coerentes com seu tradicional isolacionismo, os Estados Unidos da América adotam, a princípio, uma posição de neutralidade. Com relação a esses fatos, é correto afirmar que

98 Q390318 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

A Revolução Industrial teve início no século XVIII e transformou econômica e socialmente boa parte do Ocidente ao longo de suas fases. Tendo essa informação como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, que dizem respeito ao referido período e aos seus desdobramentos. O emprego e uso da noção e conceito de mercado, essencial ao capitalismo industrial, foi herdado do mercantilismo. A partir da necessidade de expansão e garantia de mercados, houve a formação de Estados territoriais e de impérios coloniais: o Imperialismo resultou da Revolução Industrial.

99 Q852225 | História, História Geral, Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II História, Avança SP, 2020

No tocante ao Renascimento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Foi dividido em Trecento, Quatrocento e Cinquecento. II - No campo científico destacam-se figuras como Giordano Bruno, Galileu Galilei e Nicolau Copérnico. III - O período do Renascimento não tem relação alguma com a burguesia.

100 Q852267 | História, História Geral, Prefeitura de Sapé PB Professor de Educação Básica II História, CPCON, 2020

“Em qualquer sociedade, o corpo está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações. (...) Não se trata de cuidar do corpo, em massa, grosso modo, como se fosse uma unidade indissociável mas de trabalhá-lo detalhadamente; de exercer sobre ele uma coerção sem folga, de mantê-lo ao nível mesmo da mecânica - movimentos, gestos, atitude, rapidez. (...) Esses métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade. (FOUCAULT, 1987, p. 126).
O texto acima possibilita algumas reflexões sobre o pensamento de Michel Foucault:
I- As relações de poder e o conceito de disciplina são aspectos da análise de Michel Foucault que enriqueceram o conhecimento histórico ao destacar o poder como algo que ultrapassa o governo e se encontra em todas as relações humanas. II- O conceito de disciplina pode ser utilizado apenas nos estudos sobre a história das prisões e se trata de um tipo específico de poder que age apenas sobre os corpos dos presos. III- Os escritos de Foucault estão voltados ao conceito de disciplina como um tipo de poder que assujeita os corpos e fez parte dos seus estudos sobre a história das prisões, da medicina e da sexualidade.
É CORRETO o que se apresenta em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.